III edição do SIPEX é realizado – Campus Irati

SIPEX

III edição do SIPEX é realizado

O III Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Irati aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, apresentando diversas atividades na sua programação. Alunos, servidores e comunidade participaram de palestras, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e apresentações culturais.

No dia 21, a programação teve início com as boas-vindas realizada pela Diretora Geral Ana Cláudia Radis, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão Diego Zontini, e a presidente da comissão organizadora do evento, Laynara dos Reis Santos Zontini. A palestra de abertura “Matemática, Código da Vinci e Bruce Lee” foi proferida pelo professor Geovani Nunes Grapiglia, da UFPR, que ministrou também a palestra “Como as máquinas aprendem”.
O professor Gutemberg Ribeiro, Pró-Reitor de Administração Adjunto do IFPR, explanou sobre “Propriedade Intelectual”; os professores Silvana Moreira e André Jantara falaram sobre “Conquistas e desafios na construção da agroecologia no Território Centro Sul”; o professor Jeanette Beber, da Unicentro, palestrou sobre “Consumo x Resíduos”; e viabilizado pela parceria com o CIEE, Stephanie T. S. Oliveira, Giuliano Marcelo Borges e Suzan Karlla Maieski apresentaram sobre dicas para entrevistas.

Uma mesa redonda coordenada pelo professor Valter Luís Estevam Junior discutiu sobre “Informática e o futuro profissional”, com a participação dos egressos Allison Rewel de Bomfim, Anderson Jorge, André Marcos Samways e Jean Marcos Correia Colaço. Uma atividade prática de Agroecologia foi proposta pelo professor Edmarilson Pinto, e os participantes do evento puderam assistir a sessão mundo livre da 16ª Mostra do Filme Livre, coordenada pelo professor Juliano Peroza, com o apoio dos professores Joaquim Morais, Patrícia Tiuman e Anderson Prado. O professor Malcon Miranda Mikami palestrou sobre “Tópicos de Informática”, e Diogo Takayama explanou sobre “Inovação e oportunidades para empreender com novas ideias”.

Os trabalhos científicos foram apresentados nos dois dias de evento. No dia 22, a programação continuou com a mesa redonda “Agroecologia e o futuro profissional” com os professores Edmarilson Pinto e João Luis Dremiski; a mostra de robótica coordenada pela professora Thalita Pimenta e pelo técnico de laboratório de informática Adilson de Oliveira, com a participação de alunos que integram o projeto de robótica. A sessão mundo livre apresentou filmes premiados pela curadoria da 16ª Mostra do Filme Livre. Para completar a programação, foram realizados diversos minicursos: Gabriele Granada Veleda e Juarês Jocosky, da Unespar (União da Vitória) trataram sobre “A reforma da Previdência é boa para o trabalhador?”; a bibliotecária Eva Gerva apresentou a “Capacitação para Normalização de Trabalhos Acadêmicos de acordo com ABNT”; o professor Diego Zontini realizou o minicurso “Introdução ao editor de textos Latex” e os professores Roger Mazur e Patrícia Tiuman apresentaram o minciurso sobre “Escrita Científica”.

“O SIPEX é o diferencial do IFPR e evidencia as atividades de pesquisa, extensão e inovação. Procuramos oferecer uma programação que atendesse aos diferentes cursos. Houve grande preocupação com a avaliação dos trabalhos e utilizamos um sistema informatizado, o que conferiu mais transparência e confiabilidade aos resultados”, destaca a Laynara, que compunha a comissão organizadora do evento com os servidores Diego, Eva, Patrícia e Rafael Buss.

O resultado preliminar das avaliações do III Seminário de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFPR Campus Irati está disponível no site do evento. O resultado final, com os classificados para o VI Se²pin, será divulgado na próxima semana. Confira todas as fotos do evento no facebook do IFPR Campus Irati.