IX Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPEX) – Campus Irati

SIPEX

IX Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPEX)

Durante os dias 20 a 22 novembro, foi realizada a nona edição do Seminário de Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPEX) do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati.

O evento contou com 331 participantes, com 48 palestrantes e teve, no total, 41 atividades como palestras, oficinas, minicursos, sessões de apresentação de trabalho e provas da gincana SIPEX.

Esse ano foi feita uma gincana para os alunos do 1° ao 3° ano , com intuito de arrecadar itens para Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPICI) e para a Associação das Mulheres Artesãs de Sabão Ecológico de Engenheiro Gutierrez (AMASEG). Com arrecadação de 581 kg de papel e 5853 blisteres.

A partir dessa gincana, os alunos ficaram mais motivados e houve o aumento da participação em todas as atividades do evento. Esse ano, a equipe ganhadora da gincana foi do 1°Agro-matutino que arrecadou em torno de 3748 blisteres e, com isso, ganhou uma viagem para a Flona (Floresta Nacional de Irati).

Esse ano os trabalhos premiados do SIPEX foram:

Categoria Ensino:

• 1° lugar “TENTAÇÕES AUTORITÁRIAS: VIOLÊNCIA POLÍTICA E DISCURSOS DE LEGITIMAÇÃO NO BRASIL RECENTE”. Dos autores: Redryen Kutianski Chula, José Jailton Camargo.
  • 2° lugar  “LIBRAS: GRUPO DE ESTUDOS”. Dos autores:: Luan Vitor de Paula Antonio, Peterson Nogueira do Vale, Sarah Tamara Correa Hilgemberg.
  • 3° lugar  “O DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO NOS DIFERENTES HORIZONTES DO SOLO”. Dos autores: Elaine Cristina Soszek Silvana dos Santos Moreira, Amabile Jagher Labiak

Categoria Pesquisa:

• 1° lugar  “DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA A QUANTIFICAÇÃO DE BETACAROTENO EMPREGANDO IMAGENS DIGITAIS E APLICATIVO DE SMARTPHONE”. Na autoria de: João Vitor Szwarc, Giselle Nathaly Calaça da Trindade, Taís Selhorst, Sandra Stets.
  • 2°lugar “MELHORIA DE TRADUÇÃO AUTOMÁTICA VIA INTERAÇÃO HUMANA”. Na autoria de: João Antônio Forquim Dos Santos, Valter Luís Estevam Junior.
  • 3° lugar  “AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE TRIGO A PARTIR DO TRATAMENTO DE SEMENTES EM DIFERENTES DOSAGENS COM SULFATO DE ZINCO”. Na autoria de: Erivelton César Stroparo, Fábio Moreira Sobreira, Gustavo Wisniewski, Jonas Litchacowski, Natan Borgo.

Categoria Extensão

• 1° lugar “ARTE SUSTENTÁVEL”. Dos autores: Larissa Gasparello, Carla Michele Ramos Torres, Isadora Scolari.
  • 2° lugar “PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA” – 3A EDIÇÃO”. Dos autores: Jhenifer Regina Moura Francis, Luiz Baranoski, Adriane Rafaely Skakum, Daniella Koziatek Padilha, Érica Fernanda Teixeira, Gabriela Seidl Burgath, Lívia Yasmim Chepluski, Thiago Ryan Lopes Romão.
  • 3°lugar  “Papo Ciclas – Um olhar sobre a saúde menstrual”. Dos autores: Ana Luisa Breginski Kos, Jessé Murilo Costa, Luana Mazur, Maria Luiza dos Santos, Geovana Setnarski, Ana Clara Franczak Kuchla, Milena Chepluki de Lara, Julia Lau, Adriane Rafaeli Skakum.

Já na área dos Trabalhos premiados IFTECH tivemos :

• 1° “Inseticida Verde”. Tutores: Flaviano Williams Fernandes. Autores: Franciele Caroline Santana, Inês Luciane Snaider Lau, João Vítor Szwarc, Tais Selhorst.
  • 2°”Aplicativo de Mobilidade Urbana”. Tutores: Valter Luís Estevam Junior,João Alexandre Batista da Cruz. Autores: Cristhian Ari Souza de Oliveira, Icaro de Assis Gomes, Mateus Gabriel dos Reis Czaplarski, Rodrigo Pires de Mello.
  • 3°”FarmLink – Gerenciamento de Estufas e Plantações”. Tutores: Hernani Batista da Cruz, João Alexandre Batista da Cruz, Vanderlei Artur Bier, Valter Luís Estevam Junior. Autores: Isaac Deruba Rodrigo, Luis Jorge Adamante.

Texto: Larissa da Silva Rodrigues

Imagens: Eduarda Druczkoski e Larissa da Silva Rodrigues.