Inclusão de alunos com necessidades específicas foi tema de seminário do IFPR Câmpus Irati – Campus Irati

NAPNE

“A escola inclusiva que buscamos deve contemplar toda a diversidade humana, sem restrições: este é o desafio que se coloca e pelo qual devemos lutar”. Foi desta forma que a coordenadora do NAPNE do Instituto Federal do Paraná, Marilisi Fischer, sintetizou o I Seminário do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFPR Câmpus Irati. Realizado nos dias 4 e 5 de maio, com a temática “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural à Educação Especial”, o evento contou com intérpretes de libras, que realizaram a tradução simultânea para acessibilidade dos participantes surdos.

O evento se propôs a contribuir com a formação inicial e continuada dos docentes da educação básica da rede pública de ensino. Participaram cerca de 120 profissionais de educação de Irati e região, profissionais do IFPR da Reitoria e dos câmpus Irati, Curitiba e Paranaguá; e da UTFPR de Ponta Grossa.

Para Marilisi, “o seminário possibilitou a reflexão acerca das questões que permeiam a inclusão das pessoas com deficiências e necessidades específicas”. Foram realizadas palestras com a temática “Reflexões sobre fundamentos de Defectologia” e “O uso de Tecnologia Assistiva no processo educacional da pessoa com deficiência física” pelo coordenador administrativo do Centro de Reabilitação Física (CRF) da UNIOESTE Campus Cascavel, o psicólogo Dorisvaldo Rodrigues da Silva. Da mesma instituição, a coordenadora do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da Silva, ministrou palestra com o tema “Questões correlatas ao ensino e aprendizagem do aluno com baixa visão”.

“Política da educação especial na perspectiva inclusiva e a participação política da pessoa com deficiência” foi o tema discorrido pelo Professor da Rede Estadual de Ensino do Paraná e Diretor do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), Ênio Rodrigues da Rosa. E a Professora Debora Gomes, do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Campus Irati discorreu sobre “A importância das estruturas psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem”.

“O evento foi importante por trazer a discussão sobre a Educação Especial para Irati e municípios da região. Trata-se de uma das primeiras ações da região referentes a Educação Especial, mas sabemos que o trabalho deve ser contínuo e permanente”, destaca a coordenadora do evento Lana Mara Gomes, que é tradutora e intérprete de linguagem de sinais e coordenadora do NAPNE do IFPR Câmpus Irati.

Para a realização do seminário, o IFPR Câmpus Irati contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo Regional de Educação, Paróquia Nossa Senhora da Luz, UNIOESTE Campus Cascavel, UNICENTRO Campus Irati, e Instituto Paranaense de Cegos – IPC.

Autoridades presentes no I Seminário do NAPNE do IFPR Câmpus Irati

Profissionais de Educação participantes do I Seminário do NAPNE do IFPR Câmpus Irati