Isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo pode ser solicitada até dia 15 – Campus Irati

Processo Seletivo

Os candidatos que pretendem solicitar a isenção do pagamento da taxa de R$ 35 referente à inscrição no Processo Seletivo 2014 para os cursos técnicos e superiores do IFPR devem protocolar o pedido até a próxima quinta-feira (15), na Secretaria Acadêmica do câmpus que oferece o curso escolhido. Os critérios e documentos que devem ser entregues no ato do pedido estão descritos nos Artigos 36 e 38 do Edital 010/2013, que rege o processo de seleção.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida ao candidato que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenha cursado o ensino fundamental (para Cursos Técnicos de Nível Médio) ou o ensino médio (para Cursos Superiores) completo em escola da rede pública. Aqueles que receberam bolsas integrais para estudar em escola da rede privada, desde que comprovada a renda familiar per capita acima citada, também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Não serão aceitos candidatos que tenham estudado em escola particular sem bolsa integral de estudos e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais.

A solicitação por escrito e os documentos devem ser entregues até a próxima quinta-feira (15), na Secretaria Acadêmica que oferece o curso pretendido. Os documentos a serem entregues são:

I. Cópia autenticada do histórico escolar ou cópia simples mediante apresentação do original, a fim de comprovar que cada etapa do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio foi cursada em escola da rede pública;

II. Para comprovação de renda: a) Extrato de recebimento do Benefício Social de renda referente a um dos últimos três meses; ou b) Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único – CadÚnico; ou c) Cartão Bolsa Família.

III. Além da documentação citada no inciso II, o candidato poderá optar por apresentar os documentos mínimos recomendados para comprovação de renda, elencados no Anexo IV do Edital 010/2014. Deverá ser entregue também a Declaração de Renda Bruta Familiar Anexo V, contendo informações sobre os integrantes que moram em sua residência e/ou contribuem para o sustento da família.

O resultado dos pedidos de isenção será publicado nas páginas do IFPR e dos câmpus a partir do dia 23 de agosto.

Processo Seletivo oferece mais de 3,8 mil vagas em todo o Estado

Para 2014, o IFPR vai oferecer 3.856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores presenciais nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.naps.ifpr.edu.br até o dia 1º de setembro. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até dia 9 de setembro, em horário bancário. As provas serão realizadas no dia 6 de outubro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR, além da Unidade de Educação Profissional em Coronel Vivida. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

A relação completa dos cursos, bem como a descrição de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014, disponível para download no site do Núcleo de Apoio a Processos de Seleção (NAPS) do IFPR.

Em Irati, informações adicionais sobre o Processo Seletivo 2014 podem ser obtidas pelo telefone 2104-0202 e pelo e-mail ensino.irati@ifpr.edu.br