Mostra de cursos do IFPR reúne mais de mil estudantes de Irati e região – Campus Irati

Mostra de cursos do IFPR reúne mais de mil estudantes de Irati e região

Entre os dias 20 e 22 de setembro, cerca de 1300 estudantes estiveram na mostra de cursos promovida pelo IFPR – Campus Irati.

A entrada foi gratuita e toda comunidade, alunos e familiares tiveram a oportunidade de conhecer nossa instituição e toda infraestrutura que temos a oferecer.

Segundo a Diretora-geral do Campus Irati, Ana Radis, “a mostra de cursos foi um sucesso! Tivemos uma adesão positiva das escolas e, com a presença dos estudantes da rede estadual de educação no Campus, foi possível mostrar a nossa infraestrutura e algumas atividades que realizamos, além dos cursos que disponibilizamos para a sociedade. Outro fator importante que ocorre durante a mostra é a interação positiva entre a equipe de servidores e os nossos estudantes, mostrando que o IFPR é uma instituição de ensino diferenciada”.

A professora de biologia da Escola Nossa Senhora de Fátima, Franciele Brozoski, destacou que abrir as portas do Instituto para receber os alunos de outras instituições de ensino é importante pois, “muitas vezes, eles não tem base de como é a estrutura de locais que tem cursos de graduação e é importante mostrar para eles um pouco do que cada curso aborda e as oportunidades que eles podem conquistar.”

Já o docente do IFPR Peterson Nogueira destacou a importância da Mostra dizendo que a iniciativa “é interessante para comunidade pois demonstra o quanto a instituição esta aberta para que todos venham estudar aqui e para que conheçam a estrutura da escola, não somente a física, como também a pedagógica. E abrir as portas da escola para que a comunidade chegue aqui é importante em diversos níveis, principalmente no sentido dos alunos terem a experiência de estar aqui e de conhecer alunos, docentes e técnicos. Acredito que essa iniciativa tem uma importância que perpassa qualquer achismo da nossa parte, já que o estudante vai chegar em casa, conversar com os pais, amigos, verificar as postagens no Instagram da escola e, dessa forma, conhecer muitos outros aspectos do que temos a oferecer”.

A Mostra de cursos

Brechó Literário do projeto Arte em Cena

Os diversos estandes da Mostra foram organizados por alunos, docentes e técnicos. Diversos alunos atuaram como monitores, guiando as turmas durante a visita, enquanto outros contribuíram como organizadores ou expositores.

Segundo o docente de Geografia do IFPR, Rodrigo César Paes Fumes, “a mostra, além de ser importante para os visitantes, também é importante para os alunos da Instituição que têm a oportunidade de trabalhar habilidades de gestão de tempo, de trabalho em equipe, de organização, dentre outras coisas”.

De acordo com o estudante Geovana Munhoz Dorocinski, do ano 2º do curso Técnico em Informática do IFPR – Campus Irati, a mostra foi “uma oportunidade incrível. É uma bagunça, organizada. A experiência de estar cada vez mais perto dos professores e dos alunos das outras turmas, de outros cursos, é incrível. Aprendi a conviver com outras pessoas, a trabalhar em grupo, a saber e respeitar o limite de cada pessoa e valorizar o esforço de cada um. Saber lidar com as pessoas é um aprendizado que acabamos esquecendo e momentos como esse da Mostra de Cursos nos ensinam muito”.

Laboratório do curso de Licenciatura em Química

Também os laboratórios de Agroecologia e Agronomia, com seus experimentos, banco de germoplasma com sementes nativas, tradicionais e crioulas, equipamentos de topografia, plantas medicinais e fitoterápicas, equipamentos de classificação e análise de solos, além de outros recursos disponíveis aos cursos.

A estufa também foi um ponto de parada, onde os visitantes puderam conhecer os cultivos de plantas em ambiente controlado. Assim como o tanque de psicultura.

O passeio também incluiu a biblioteca com apresentação de sua infraestrutura e projetos; a explanação da Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis – SEPAE sobre as bolsas e editais disponíveis aos estudantes; e também a apresentação das profissionais do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, que inclui nossa intérprete de Libras e a Professora da Educacional que faz um trabalho direcionado ao atendimento de estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista, com altas habilidades ou superdotação.

No Ginásio Poliesportivo os visitantes ainda puderam participar de oficinas de origami, de pipa, participar de jogos educativos, tênis de mesa, vôlei,
xadrez, basquete, medir o alcance de seu alongamento, assistir a apresentações musicais e adquirir livros no brechó literário do projeto Arte em Cena.

Processo Seletivo

As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023 do IFPR podem ser feitas até as 16h do dia 29 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, que é a banca organizadora das provas.