NAPNE conclui curso de Libras e realiza curso de adaptação curricular para o ensino de alunos surdos – Campus Irati

NAPNE

No dia 30 de junho, foi realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE um curso de adaptação curricular para o ensino de alunos surdos para professoras, mães e fonoaudiólogas do município de Inácio Martins. O curso abordou a confecção de materiais pedagógicos para trabalhar a língua portuguesa e língua brasileira de sinais com alunos surdos e com deficiência auditiva.

As alunas participaram do Módulo I (Básico) do curso de Libras, e solicitaram que a coordenadora do NAPNE do Campus Irati, Lana Mara Gomes, que ministrou o curso, também trabalhasse a adaptação curricular para o ensino de alunos surdos. O Curso de Libras foi realizado de 14 de abril a 23 de junho de 2016, com carga horária de 20 horas. Participaram mães, professores, a fonoaudióloga de alunos surdos de Inácio Martins, alunos e servidores do IFPR Campus Irati.

A fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação do município de Inácio Martins, Isis Aline Lourenço de Souza, destaca que o curso de Libras agregou muito ao seu trabalho: “Foi um prazer a oportunidade de participar do curso de Libras, pois ele vai aplicar a possibilidade do uso da Libras inclusive na educação do município, tendo em vista a questão de alunos surdos que estão na rede municipal. Foi de certo modo muito gratificante, porque nos fez refletir sobre a nossa prática, ainda mais frente ao processo de inclusão que vem sendo um desafio para todos”.

Para a professora do município de Inácio Martins, Marilene Czaikoski Leschuk, que trabalha com um aluno surdo, foi muito gratificante o trabalho realizado no curso de Libras: “Aprendi dicas sobre como alfabetizar os surdos. Os modelos, as atividades e as sugestões aprendidas no curso clarearam muito, foram abrindo portas e oportunidades para realizarmos mais atividades práticas com o aluno. Eu e a estagiária já iniciamos o trabalho, e com os novos modelos que aprendemos no curso de hoje, já iremos elaborar outros. Agradeço muito por essa oportunidade”.