NAPNE é instalado no Campus Irati – Campus Irati

Colegiado

NAPNE é instalado no Campus Irati

No dia 22 foi realizada a instalação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE do IFPR Campus Irati. O colegiado está sob a coordenação da servidora Lana Mara Gomes, que é tradutora e intérprete de linguagem de sinais, tendo como integrantes as pedagogas Ana Cláudia Marochi e Juliana Pinto Viecheneski e pelo assistente social Ornelis Vicente dos Santos. Participaram da solenidade de instalação o diretor geral do Campus Irati, Prof. Francis Luiz Baranoski, e a diretora de Ensino, Profª Carla Michele Ramos.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas é responsável pela preparação da instituição para receber pessoas com deficiência nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos e Tecnológicos (Lato Sensu e Stricto Sensu). O objetivo é fomentar a implantação e consolidação de políticas inclusivas no Instituto, por meio da garantia do acesso, permanência e êxito do estudante com necessidades educacionais específicas IFPR, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

As responsabilidades dos coordenadores dos NAPNEs são: promover ações de sensibilização da comunidade escolar quanto a temática da Educação Inclusiva; levantar a demanda de pessoas com necessidades educacionais específicas na Instituição, comunicando à Direção do Campus e à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação a importância e o tipo de atendimento a ser realizado; contribuir para a adequação dos Projetos Político-Pedagógicos de modo a contemplar a educação inclusiva, oferecendo informações atualizadas à Direção de Ensino e aos demais gestores do Campus; articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão, divulgando as ações prioritárias; participar das discussões relativas a reformas e construção de novas unidades, garantindo a acessibilidade às edificações, aos mobiliários, aos espaços e equipamentos com vistas à mobilidade das pessoas de maneira autônoma e segura, conforme previsto em legislação própria; estabelecer contato com instituições ou organizações que atendam pessoas com necessidades educacionais específicas, visando desenvolver trabalhos em parceria; divulgar as ações do TEC NEP/NAPNE da SETEC para a comunidade em geral; e representar o NAPNE nas ocasiões em que se fizer necessário.