Processo Seletivo 2013: isenção de inscrição pode ser solicitada até dia 15 – Campus Irati

Processo Seletivo 2013: isenção de inscrição pode ser solicitada até dia 15

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2013. Candidatos que participam de programas sociais de renda, que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas podem solicitar a isenção da taxa (que é de R$ 30) até segunda-feira (dia 15).

O formulário para o requerimento de isenção está disponível no Anexo IV do Edital Nº 06/2012, disponível no site www.ifpr.edu.br . Ele deve ser preenchido e entregue, com a documentação exigida, na Secretaria Acadêmica do Câmpus Irati. Recomenda-se aos candidatos que leiam atentamente o edital antes de realizarem a inscrição.
Vagas em Irati
Para este processo seletivo, o IFPR Câmpus Irati oferece o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática, com 40 vagas. As aulas ocorrerão pela manhã, podendo se estender para o período da tarde, conforme a grade horária, com duração de três anos. O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico possibilita que o aluno curse as grades curriculares dos ensinos médio e técnico oportunizando uma formação sólida na área. O estudante aprenderá técnicas para desenvolvimento de sistemas e ao término do curso poderá ingressar no mercado de trabalho como técnico em informática, atuando nos setores público, privado e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, envolvendo programação de computadores.
Outras 80 vagas serão distribuídas entre os cursos técnicos subsequentes de Agroecologia e Informática, voltados para pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Para esta modalidade, as aulas ocorrerão no período noturno com duração de dois anos.
Reserva de vagas
Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.
Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.
Provas
As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro e o resultado final deverá ser divulgado no dia 1º de fevereiro de 2013. A relação completa dos cursos e suas descrições podem ser consultadas no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.
Mostra de Cursos
Nos dias 18 e 19 de outubro, o Câmpus Irati promove em suas dependências uma mostra para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso e sobre o Instituto Federal do Paraná.
Outras informações sobre o Processo Seletivo podem ser obtidas pelos telefones (42) 2104-0200 e (41) 8887-6761 e pelo e-mail secretaria.irati@ifpr.edu.br