Processo Seletivo IFPR 2014: últimos dias de inscrições – Campus Irati

Processo Seletivo IFPR 2014: últimos dias de inscrições

O período de inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2014 entrou na reta final. As inscrições podem ser efetuadas exclusivamente pelo site do Instituto, até o dia 1º de setembro. Ao todo, são ofertadas 3856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.
A taxa de inscrição é R$ 35. O pagamento pode ser realizado até 9 de setembro. As provas serão realizadas no dia 6 de outubro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR, além da Unidade de Educação Profissional em Coronel Vivida. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

Novidades para 2014

Em 2014, a oferta de vagas é 22% maior que a de 2013. O aumento mais significativo foi nas vagas destinadas aos cursos superiores, que apresentam cinco novas opções em três diferentes câmpus. Foz do Iguaçu vai oferecer Licenciatura em Física e o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também há novos cursos superiores em Paranavaí, Licenciatura em Química e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Física em Telêmaco Borba. Estes são os primeiros cursos superiores oferecidos pelos câmpus nestes municípios, elevando para sete o número de cidades atendidas por cursos superiores do IFPR no Estado.

Inclusão

Das vagas oferecidas para cada curso, 20% são de inclusão racial, destinadas a estudantes autodeclarados de cor preta ou parda. Outros 45% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas. Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.

Cursos

A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014.

Avaliação

Para o ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.

Edital e inscrições

O Edital IFPR nº 10/2013, que rege o Processo Seletivo 2014, está disponível para consulta no endereço www.naps.ifpr.edu.br. Na mesma página, os candidatos devem efetuar a inscrição.