Projeto de Iniciação Científica destaca a participação de alunos do Campus Irati – Campus Irati

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Projeto de Iniciação Científica sob a orientação do professor Flaviano Fernandes de Física, com o título: " Um estudo do glifosato a partir da Dinâmica Molecular" possui a participação da aluna Maria Eduarda Camilo Bortolotti, do terceiro ano do ensino médio técnico integrado em Informática, e trabalha a relação da modelagem molecular, mais especificamente com dinâmica molecular no estudo do glifosato e membranas seletivas que funcionem como filtros de baixo custo.

A pesquisa traz contribuições fundamentais para questões de poluição e saúde humana, com destaque para o aprofundamento a respeito do estudo de moléculas de herbicida (glifosato) que estão na água contaminada, por meio da técnica da dinâmica molecular. A vantagem é o baixo custo computacional, mesmo trabalhando com grandes sistemas (comparando com técnicas de simulação que envolvem cálculos mais sofisticados, baseados em mecânica quântica).  Pretende-se analisar o potencial seletivo de materiais como óxido de grafeno (GO) e cadeias poliméricas a partir da técnica MD, tendo como recurso o programa HICOLM, que possui licença de utilização livre.

A análise portanto, destaca-se neste momento através da dinâmica molecular um grupo de polímeros e demais moléculas orgânicas. Deste modo, utiliza-se  a codificação de um programa de dinâmica molecular (https://github.com/flavianowilliams/HICOLM). Nesse sentido, o aluno  João Vitor Roseira, do terceiro ano do ensino médio técnico integrado em Informática, desenvolveu um programa, através da linguagem Java, que trabalhe como uma interface gráfica em conjunto com o programa HICOLM, de modo que seja mais acessível para um aluno de iniciação científica, disponível no seu repositório pessoal do GitHub (https://github.com/joaoroseira/Gimols).

A proposta continua com o intuito de incentivar cada vez mais a participação dos alunos do IFPR, no desenvolvimento de ações conjuntas e trocas de saberes nos projetos de pesquisa e extensão do Campus Irati.