Projeto IFazendo a Cabeça da Galera pretende auxiliar portadores de câncer – Campus Irati

Projeto IFazendo a Cabeça da Galera pretende auxiliar portadores de câncer

Arrecadar cabelo para doação a pessoas portadoras de câncer é a proposta do projeto desenvolvido por alunos do Ensino Médio do IFPR Câmpus Irati que tem como slogan “Cabelo cortado, cabelo doado”.  “Os alunos criaram o título e o slogan do projeto, folder, cartaz e demais materiais, eu só lancei a ideia”, conta a professora de Português Patrícia Elisabel Bento Tiuman, idealizadora do projeto IFazendo a Cabeça da Galera. Cabelos e adereços para cabelo que forem arrecadados serão enviados a Cabelegria, uma organização não governamental que confecciona perucas para doação a crianças e mulheres com câncer.

De penteado novo e mais curto por conta do projeto, a professora Patrícia explica que são aceitos cabelos de todos os tipos, grisalhos, com química, em mechas a partir de 10 centímetros. Algumas alunas também aderiram à ideia e cortaram as longas madeixas, outras estão com horário agendado em salões de beleza da cidade para renovar o visual e contribuir com a iniciativa.

“Eu tenho tanto cabelo e tem gente sem nada, seria egoísta da minha parte não doar, e eu tinha o cabelo por aqui, ó”, diz, apontando para a cintura, Bruna Patrícia Pires dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Informática. “A gente tem dó de cortar, mas 10 centímetros de cabelo podem ajudar a trazer alegria a quem não tem nada”, considera a colega Amanda Havresko Rutyna. A aluna Larissa Caroline Karvoski conta ter rejeitado sugestões para vender parte da longa cabeleira, mas contribuiu sem hesitar para o projeto. “Fiquei feliz em cortar e doar, foram 22 centímetros de cabelo”, contabiliza.

Trata-se de um projeto multidisciplinar, em que professores de diversas disciplinas trabalham em sala de aula algum tema relacionado ao câncer. “A ideia é repassar conhecimentos mais científicos sobre o câncer, além de humanizar os alunos, no sentido de se sensibilizar e solidarizar com as dificuldades que outras pessoas enfrentam. Por isso o título, IFazendo a cabeça da galera”, explica Patrícia. A radioatividade foi trabalhada em sala de aula pelo professor de Física Hugo Feitosa Jurca. “Expliquei para os alunos, por exemplo, como se adquire câncer por radiação, como funciona a radioterapia no tratamento do câncer, e porque é tão perigoso o acidente nuclear como em Fukushima,”, resume.

A ideia é que o projeto se estenda a comunidade. Pessoas que desejarem colaborar poderão vir até a escola no dia 7 de junho, durante a festa junina do Câmpus, e no dia 16 de junho, datas em que cabeleireiros parceiros do projeto irão se revezar para cortes gratuitos de cabelo. Para quem preferir, também será possível trazer o cabelo já cortado e procurar a professora Patrícia nesses dias. Quem não puder doar cabelo, poderá participar através da doação de faixas, presilhas, tiaras, elásticos, prendedores e demais enfeites para cabelo. O Câmpus se encarregará de enviar o material via Correios para a ONG Cabelegria, em São Paulo. Para mais informações acesse www.cabelegria.com.br

Para doar:

– Lave o cabelo normalmente e seque.

– É importante secar na cabeça e não passar nenhum finalizador.

– Prenda com um elástico um pouco abaixo de onde deseja cortar e para garantir, prenda outro elástico na ponta dos fios.

– Corte e guarde a mecha num saco plástico.