Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2011 – Campus Irati

Últimos dias de inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2011

Termina na segunda-feira, dia 8 de novembro, as inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná. A Formação pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho ou a chance de se preparar para uma nova profissão.
Em todo o Estado, são oferecidas 3620 vagas em 57 cursos. Todos públicos e gratuitos, com duração de um ano e meio a quatro anos. O curso é público, não tem mensalidade; Para confirmar a inscrição o candidato precisa efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 35, até a terça-feira (9).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.ifpr.edu.br. O edital do Processo Seletivo 2011 pode ser acessado na mesma página. As provas do Processo Seletivo IFPR 2011 serão aplicadas simultaneamente em 16 cidades paranaenses, no dia 28 de novembro.
Das vagas oferecidas, 20% serão de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes de cor preta ou parda; 20% serão para estudantes que tenham realizado todo o ensino fundamental e médio (regular e supletivo) em escolas públicas brasileiras; 5% serão destinadas a candidatos indígenas e outros 5% a candidatos com deficiência.
Os cursos técnicos ocorrem em quatro modalidades: integrado ao Ensino Médio; subsequente, concomitante e Proeja. Atualmente, o IFPR está presente em 16 cidades paranaenses e a meta para os próximos anos é atingir 32 municípios, com oferta total de 40 mil vagas no ensino presencial e à distância.
“Nossa proposta é a de aumentar e interiorizar a oferta da Educação Profissionalizante no Paraná, atendendo a todas as regiões do Estado”, destaca o reitor do IFPR, professor Alipio Leal. Para ele, a estrutura multicampi e a organização curricular do Instituto, que permite a oferta de cursos da Educação Básica à Pós-Graduação, é um diferencial que contribui para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Cursos superiores
Além dos cursos técnicos, para o primeiro semestre de 2011, são 220 vagas em cinco cursos de nível superior a serem ministrados em três cidades do estado. Para os cursos superiores, a seleção será feita por meio Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo nacional que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação. As inscrições no Sisu têm início logo após a divulgação do resultado do Enem 2010, previsto para 14 de janeiro de 2011.
O Instituto
O IFPR é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante, criada pela lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Diferentemente de uma universidade clássica, os institutos federais podem oferecer cursos em todos os níveis e modalidades de Ensino (do Ensino Básico à Pós-Graduação, passando, por exemplo, pelo Ensino à Distância e pela Educação de Jovens e Adultos – Proeja).

Apesar de ter sido criado há cerca de dois anos, o IFPR traz tem na bagagem uma rica e expressiva história, uma vez que a ET-UFPR foi fundada em 1869. A proposta político-pedagógica é outro diferencial. O IFPR tem o objetivo de ser uma ferramenta de desenvolvimento econômico e, principalmente, de inclusão social, ofertando cursos e serviços de qualidade, planejados com base nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s).

A lista com todos os cursos do IFPR e informações sobre as inscrições podem ser conferidas no Edital, clique aqui.