Workshop de Aquecedor Solar de Baixo Custo trata sobre energias renováveis – Campus Irati

Agroecologia

Workshop de Aquecedor Solar de Baixo Custo trata sobre energias renováveis

O Campus Irati realizou nos dias 24 e 25 de outubro um workshop da tecnologia social chamada de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). Realizado em parceria com a Associação Brasileira Sociedade do Sol e Associação Alemã Técnica Sem Fronteiras, o evento incluiu a formação teórica do funcionamento de sistemas de termo sifão, lista de materiais utilizados, construção, adaptação e manutenção bem como segurança do trabalho.

De acordo com esta tecnologia, é possível acessar a energia solar para baixar o gasto de energia elétrica e a conta da energia na média de 30% numa residência comum da região. “Gostei do experimento de aquecimento de agua que fizemos no curso. É simples, não é difícil de fazer e fica barato. Pretendo aplicar na minha casa”, destaca José Claudinei Nortok, oficial de manutenção do IFPR Campus Irati.

O workshop foi ministrado pelo alemão Lutz Michaelis, mestrando em Energias Renováveis. “O sistema apresentado pode ser construído na casa de cada aluno, construindo todas as peças. Os alunos trabalharam em grupo e apresentaram o trabalho realizado, que gerou bastante aprendizado. Para mim foi um prazer vir aqui para realizar este projeto. Acho que este é um trabalho muito importante para os alunos aprendam sobre um projeto de energias renováveis para que eles possam aplicar no futuro”, finaliza Michaelis.