IV Jornada Científica da Região Sul será realizada em Blumenau – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IV Jornada Científica da Região Sul será realizada em Blumenau

Começa na próxima segunda-feira (7), em Blumenau, a IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul: A pesquisa como prática Inovadora no processo educacional. O evento será realizado pelo Instituto Federal Catarinense e a cerimônia de abertura ocorre às 13h30 no Ginásio do SESI. As apresentações dos trabalhos se estendem até o dia 9 e a visitação é aberta ao público em geral.

O evento reunirá 370 trabalhos de pesquisa e iniciação científica nas modalidades Apresentação Oral, Apresentação em Pôster e Relatos de Experiência, com cerca de 600 participantes de toda a Região Sul do país. Os trabalhos selecionados representam as seguintes instituições: Instituto Federal Catarinense (IFC); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O IFC foi responsável pela inscrição de 127 trabalhos, correspondentes a 22,3% das inscrições; seguidos do Instituto Federal Farroupilha, com 21,7%; do Instituto Federal do Paraná, com 21,2%; e do Instituto Federal de Santa Catarina, com 20,5%.

Dentre os objetivos da IV Jornada está divulgar e estimular a produção científica e tecnológica, como forma de construir e aplicar o conhecimento na Educação Profissional e Tecnológica; estimular o intercâmbio entre discentes, docentes, técnico-administrativos e demais pesquisadores; e contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a ciência e tecnologia.

O Professor Frederico Fonseca da Silva, coordenador de Pós-Graduação do IFPR (Proens) irá fazer a palestra de encerramento da IV Jornada.

Durante os três dias de evento o acesso a visitação é aberto e as inscrições para aqueles que queiram participar como ouvintes podem ser feitas no local. Acompanhe a programação completa da IV Jornada em https://ivjornadasul.ifc.edu.br/ ou pelo folder do evento.

Endereço

A IV Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul será realizada no Centro Esportivo Bernardo Werner – SESI de Blumenau, que fica na Rua Itajaí, 3434, Bairro: Vorstadt. Mais detalhes neste mapa.

A Jornada
As três edições anteriores à IV Jornada de Produção Científica da Educação profissional e Tecnológica da  Região  Sul  foram  realizadas  nos seguintes  locais e datas:

1ª Edição: CEFET-SC (atual IFSC), em Florianópolis, de 08 a 10 de agosto de 2007. Tema: “Pesquisa e Inovação Tecnológica – Perspectivas para a educação profissional e tecnológica na Região Sul”;

2ª Edição: CEFET-RS (atual IFRS), em Pelotas, de 27 a 29 de agosto de 2008. Tema: “Educação profissional e tecnológica no mundo de trabalho”;

3ª Edição: IFPR – Campus Foz do Iguaçu, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2010. Tema: “A Iniciação Científica – uma estratégia eficaz de transformação”.

Informações: IFC