Ação solidária do Campus Jacarezinho: um ano de auxílio à comunidade – Campus Jacarezinho

Ação Solidária

Ação solidária do Campus Jacarezinho: um ano de auxílio à comunidade

O Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho –  tem promovido, desde abril de 2020, uma ação solidária para atender as famílias da comunidade acadêmica durante o período de pandemia da Covid-19. A ação visa a distribuição de cestas básicas às famílias dos estudantes do Campus Jacarezinho que necessitam de amparo social nesta crise que também é econômica. As cestas básicas são doadas pelos servidores do IFPR – Campus Jacarezinho – e por outros doadores que contribuem com a ação.

Até o momento, o Campus Jacarezinho recebeu 359 solicitações de cestas básicas realizadas por famílias de estudantes do Instituto através de formulário emitido pela secretaria de atendimento ao estudante, a SEPAE. Desde o primeiro semestre do ano passado, a SEPAE faz, semanalmente, o levantamento de solicitações das cestas básicas e realiza a entrega às famílias às sextas-feiras. O Instituto Federal, Campus Jacarezinho, distribuiu, segundo a chefe da SEPAE, a assistente social Meire Martoni, mais de 500 cestas básicas desde o início do projeto, o qual atendeu, além das famílias dos estudantes, a comunidade carente do entorno do Campus e a comunidade LGBTQI+ de Jacarezinho.

De acordo com a chefe da seção Meire Martoni, “temos percebido que nossos estudantes tem passado por muitas necessidades por conta desta pandemia. Então desde de meados de 2020, a Ação Solidária do IFPR vem auxiliando aos que mais precisam. É um movimento muito gratificante, pois podemos ajudar um pouquinho que seja, a melhorar a qualidade de vida dos nossos. Nós estamos a frente no contato e entrega das cestas, mas tudo isso não seria possível se não fosse a ajuda mensal dos servidores do Campus.”

Fonte: Arquivo Pessoal

Para o psicólogo do Campus Marcos Hofman, “essa rede de solidariedade e apoio se faz extremamente necessária nesse momento em que pessoas e famílias estão sofrendo diversos impactos decorrentes dessa crise mundial. Apostamos no movimento coletivo de cuidado para tentar minimizar os efeitos da Covid-19.”

Fonte: Arquivo Pessoal

Uma estudante atendida pelo projeto relata que “o IFPR é uma excelente universidade. Ajuda muito os alunos em todas as situações, sendo uma delas o recebimento da cesta básica que o IF distribuí para  ajudar os alunos e com esta  cesta que o IFPR proporciona é de muita ajuda pra mim e pra minha filha, pois, nessa pandemia, ficou difícil arrumar um emprego registrado, então, não existe uma renda fixa para comprar alimento e com a cesta posso ficar despreocupada porque pelo menos o básico vou ter pra sustentar minha filha.”

Fonte: https://forms.gle/isHqt4zSWZbHqBau8

Nas palavras de outro estudante atendido pela ação, o projeto “me ajuda muito, pois, às vezes temos que comprar remédio para minha vó e falta para a compra de alguns alimentos. Sou eternamente grato por essa ação.”

O projeto acontecerá ao longo da pandemia e conta com a colaboração de toda comunidade jacarezinhense e do Norte Pioneiro.

Quem puder colaborar com a Ação Solidária do IFPR poderá entrar em contato com a SEPAE pelo telefone 43-2122-0102.