Jaguariaíva quer Instituto Federal de Educação – Instituto Federal do Paraná

Jaguariaíva quer Instituto Federal de Educação

Ontem, 11 de março, uma audiência pública apresentou para a comunidade de Jaguariaíva o projeto de instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR. Participaram da reunião o Prefeito Otélio Renato Baroni, o Deputado Federal André Vargas, o Deputado Estadual Péricles de Mello, o Reitor do IFPR, Professor Alípio Leal e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Professora Alcione Lemos. Empresários, comerciantes, secretários municipais, vereadores e representantes de diversas entidades estavam presentes no evento que contou com o apoio do Deputado Federal Ângelo Vanhoni.

O objetivo da reunião era mobilizar a sociedade para lutar pela implantação de uma unidade do IFPR no Município. “É preciso o envolvimento de todos, não apenas do Prefeito, mas de toda a comunidade, não só de Jaguariaíva, mas de toda a região para trazer o Instituto Federal para cá”, explicou o Professor Alípio Leal. Segundo ele, o envolvimento da região e o comprometimento da sociedade são fundamentais para a conquista. “É um processo coletivo, não local, mas regional”, completou.

De acordo com o Reitor, a princípio seriam ofertados dois cursos técnicos, atendendo aproximadamente 300 alunos. “Com a viabilização do Instituto, a meta é atingir futuramente no mínimo 1.200 alunos”, destacou.  Além de cursos técnicos, o IFPR oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos superiores, engenharias, licenciaturas e cursos de formação continuada para professores. “Nosso principal objetivo é formar mão-de-obra qualificada de acordo com os arranjos produtivos locais”, acrescentou o Reitor. Os cursos, segundo ele, são escolhidos em parceria com a comunidade, que discute quais as reais necessidades de qualificação profissional da região.

O Prefeito Baroni mostrou-se empolgado com a possibilidade e assegurou que não vai medir esforços para mais essa conquista. “Tenho certeza de que o IFPR vem para cá”, afirmou. Baroni comentou a escolha do Município para sediar a instituição. “Jaguariaíva está voltando a participar do mapa do Paraná. Somos um pólo importante e fazemos por merecer a vinda dessa escola. Agora, contamos com o apoio do nosso povo para mais uma vitória na educação”, destacou.

Fonte: Texto Pollyana Orlonski (Prefeitura de Jaguariaíva), com a colaboração da Assessoria de Comunicação IFPR