Projeto #EscritoPorElas promove atividade em parceria com o C.E. Nilo Peçanha – Campus Jaguariaíva

Projeto #EscritoPorElas promove atividade em parceria com o C.E. Nilo Peçanha

Alunas tiveram a oportunidade de falar sobre o projeto e o IFPR Campus Jaguariaíva

No dia 17 de agosto de 2022, quarta-feira, as integrantes do projeto #EscritoPorElas estiveram no Colégio Estadual Nilo Peçanha, em Jaguariaíva/PR, para realizar uma atividade com os alunos do 1°ano do ensino médio.

O #EscritoPorElas, projeto de extensão do IFPR Campus Jaguariaíva, iniciou em 2019, idealizado pela auxiliar de biblioteca Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, servidora do Campus, e contava com 2 (duas) alunas voluntárias. Atualmente é coordenado pela servidora e bibliotecária Kelly Cristina Alves da Silva e conta com a aluna bolsista Ana Luiza Miranda Gruski e 2 voluntárias Rafaelle Eduarda Crivoi e Wedilly Gabrielli dos Santos Oliveira, dos cursos técnicos integrado ao ensino médio em Alimentos e em Biotecnologia. O objetivo principal do projeto é despertar o interesse pela leitura como ato político através de textos concebidos por mulheres.

Equipe do projeto de extensão #EscritoPorElas

O projeto atua no Campus por meio de reuniões regulares na biblioteca, onde estudantes e servidores reúnem-se em uma roda de conversa para discutir um texto escrito por uma mulher e a biografia de sua respectiva autora. Assim, disseminando autoras regionais, (inter)nacionais, despertando o interesse pela leitura e promovendo a integração dos alunos e comunidade num todo.

A atividade realizada no Colégio Estadual Nilo Peçanha, contou com a presença de 21 alunos do 1°ano do ensino médio. Iniciou-se com a apresentação de que se tratava o projeto, quais são os objetivos e como atua no campus, logo após, foi-lhes proposto uma dinâmica para que os discentes associassem as biografias às suas respectivas autoras, sendo que os alunos vencedores receberam um brinde. Por fim, cada aluno recebeu um marcador de páginas para facilitar seus momentos de leitura.

Foi realizada uma atividade de interação no C.E. Nilo Peçanha através de um jogo de memória

O projeto recebe fomento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Cientifica Júnior (PIBEX-Jr) do IFPR.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram (@escritoporelas_ifpr).

Texto escrito pela bolsista PIBEX-Jr Ana Luiza Miranda Gruski