JIFPR 2015: começam os jogos em Cascavel – Instituto Federal do Paraná

JIFPR

JIFPR 2015: começam os jogos em Cascavel

Na manhã desta quarta-feira, começaram as competições das diversas modalidades esportivas da 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR 2015). Até a sexta-feira (27), cerca de 600 estudantes-atletas estarão reunidos na cidade de Cascavel para o evento, que conta com a participação de 18 campi.

“O que eu acho mais legal nos Jogos é que eles promovem a união, a amizade. A gente que participa fica mais amigo, a própria competição favorece isso, pois a gente torce para o time um do outro”, afirma a estudante Emanuely de Carvalho Lima, do Curso Técnico em Informática do Campus Foz do Iguaçu. “No nosso time de voleibol, a gente treinou intensamente e veio aqui pra conseguir pelo menos uma medalha”, complementa.

As primeiras modalidades foram o Voleibol Masculino, no Ginásio Sergio Mauro Festugato, com uma partida entre os campi de Telêmaco Borba e Londrina, e o Futsal Masculino, no Ginásio da Neva, entre os campi de Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu. Para o capitão do time de Foz do Iguaçu, Luiz Fernando Walziniak, foi necessária uma adaptação inicial, pois os atletas treinavam em uma quadra de futsal com dimensões diferentes das encontradas naquele ginásio. “Para os próximos jogos, entraremos cada vez com mais garra. Como ficamos em segundo lugar no ano passado, desta vez viemos em busca do título!”, diz o estudante.

Às 9h, no Ginásio Luvison, iniciaram-se o Basquete Masculino, com uma partida entre os campi de Jacarezinho e Paranaguá, e, na quadra de areia do Centro Esportivo Ciro Nardi, o Vôlei de Areia Masculino, com os campi de Paranaguá e Assis Chateaubriand.

Para o estudante João Vittor Santos, do time de basquete do Campus Jacarezinho, a equipe mostrou evolução em relação à edição de 2014 do evento: “A gente conseguiu fazer um bom jogo. Ano passado erramos bastante na defesa, e desta vez conseguimos corrigir isso”. Estudante do Curso Técnico em Informática, ele acredita que a saúde é um aspecto importante dos Jogos: “Proporcionando esporte para todos os alunos, a instituição proporciona saúde. Isso é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes”. O técnico do time, Professor Wagner Fernandes Pinto, pontua que a questão social é a que prevalece. “Independente da competição, o lado social, da socialização, da integração, é muito mais válido pros alunos, além de ser uma extensão de uma forma de aprendizado para eles”, afirma Wagner.

No período da tarde, no Centro Esportivo Ciro Nardi, as partidas tiveram continuidade e, no Ginásio da Neva, iniciaram-se as competições de Handebol, tanto feminino quanto masculino. Os Jogos prosseguem amanhã, a partir das 8h, conforme a programação.

“Os Jogos são muito importantes para a inclusão social”, afirma Gabriela Adriele da Silva, do Campus Curitiba. “E por meio da confraternização que as competições proporcionam, sejam locais ou regionais, os alunos, além de fazerem amigos, conhecem melhor os esportes, como é o caso da minha modalidade, o Tênis de Mesa”, finaliza a estudante, que foi campeã nos Jogos Nacionais.

Confira no site oficial dos JIFPR 2015 a programação completa e também a galeria de fotos.]]>