Clima colabora e segundo dia de competições tem novos classificados para os JIF

Pelo segundo dia consecutivo, o clima foi propício para a prática esportiva em São José dos Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba, onde são realizadas as competições dos JIFSul. Na manhã e na tarde desta quarta-feira (30), segundo dia dos Jogos, continuaram os duelos no Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia, Basquete, Handebol, Voleibol, Futsal, Futebol e Atletismo. Algumas dessas modalidades já tiveram a premiação dos vencedores.

O time feminino de Basquete do IFSul foi um deles. “Nós somos tricampeãs dos JIFSul”, comemoravam as atletas, em resposta uníssona, no Centro de Esporte e Lazer Ney Braga. Além do troféu, as meninas garantem que levam experiências valiosas para casa. “Conhecemos outras culturas. De um estado para o outro, de uma cidade para outra, já é diferente. Nos Jogos Nacionais, por exemplo, a gente toma chimarrão e sempre chega alguém que fala ‘isso que é chimarrão? Deixa eu experimentar!’. O que fica é a amizade que fazemos. É muito bom reencontrá-las nos JIF’”, relata a estudante Vitória Hallal, do curso Técnico em Design de Interiores do Campus Pelotas do IFSul, que participa há quatro anos das edições dos Jogos.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra quatro atletas do time feminino de basquete do IFRS sentadas na arquibancada, O grupo segura o troféu de primeiro lugar na categoria.

Tricampeãs: atletas da equipe feminina de Basquete do IFSul exibem troféu de primeiro lugar na categoria.

A aproximação das disputas que levam às finais também contagia a torcida. No Centro de Esporte e Lazer Afonso Pena “Max Rosenmann”, onde acontecem as partidas de Vôlei, Futsal e Xadrez, o estudante Saymon Avila, do Curso Técnico em Administração do Campus Avançado Coronel Vivida do IFPR, torcia pelas colegas que estavam em quadra em um jogo apertado contra a equipe do IFSul. “Os dois times são muito fortes e a gente está na torcida para que o IFPR ganhe esta partida”. Esta é a segunda vez que o estudante vem para o JIFSul. Nesta edição, compete nas provas de 100 metros e salto em distância do Atletismo. “É um evento muito legal, que proporciona esse contato para a gente saber como estão os outros IF e fazer novas amizades”, conclui.

Fotografia colorida em ambiente interno. Em primeiro plano, atletas comemoram em uma quadra de vôlei. Ao fundo, atrás da rede, está o time adversário.

Vibração: atletas da equipe feminina de vôlei do IFPR comemoram mais um ponto em partida acirrada na tarde desta quarta-feira (30).

No Xadrez, a vibração das arquibancadas é substituída pela concentração dos jogadores e pelo silêncio dos espectadores, em geral, membros das equipes de Xadrez. O estudante Higor Trindade, estudante do curso de Engenharia Mecânica do Campus Farroupilha do IFRS e integrante da equipe desse instituto, torcia pelas colegas, que disputavam a categoria em equipe. “Elas ainda têm chance de ficar em terceiro lugar”, dizia confiante.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra, em primeiro plano, um atleta de costas. Ele observa um tabuleiro de Xadrez. Ao fundo, está o seu oponente. Ambos estão concentrados na partida.

Concentração: o silêncio impera nas partidas de Xadrez.

Os primeiros colocados de cada categoria representarão a Região Sul na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), a ser realizada na cidade de Poço de Caldas (MG).

Todos os resultados são publicados, uma vez ao dia, na aba Boletins.

Galeria de fotos

Confira as fotos do segundo dia de competições, na aba Fotos, aqui no site do JIFSul.