A tarde ensolarada desta terça-feira (29), primeiro dia de competições dos JIFSul, já trouxe premiações em algumas categorias do Tênis de Mesa, do Atletismo e do Xadrez. No complexo esportivo Ney Braga, continuaram as partidas de Vôlei de Praia, Basquete e Handebol, e no ginásio Max Rosenmann os jogos de Voleibol e Futsal, que se estendem por toda a quarta-feira (30) e manhã de quinta (31).
Se em quadra os atletas davam o melhor de si, nas arquibancadas do Ginásio Max Rosenmann o clima era de torcida pelos colegas e também de concentração para as próximas partidas. O estudante Carlos Eduardo Carvalho Marques, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus São Vicente do Sul do IFFar, reforçou a importância dos primeiros jogos para o entrosamento dos times, que em muitos casos são formados por atletas de diferentes campi. “Se um atleta de outro campus é escolhido para o time, quer dizer que ele é bom, então ele consegue se adaptar ao nosso tipo de jogo”, acredita.
Situação semelhante é vivida pelo time feminino de Vôlei do IFPR, formado por atletas dos campi de Irati, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. “O que acaba nos unindo é o Vôlei e o espírito esportivo, porque por mais que a gente treine separado, sabemos que o objetivo é vir para o JIFSul e ganhar o título. Na hora que a gente se encontra, é algum detalhe, algum ajuste que tem que fazer”, explica a estudante Natália De Longhi Gurski, do Campus Irati do IFPR.
Mas a integração entre atletas de diferentes localidades não se dá apenas dentro de quadra. No complexo esportivo Ney Braga, o professor Juliano Boscatto, do Campus São Miguel do Oeste do IFSC, descreve a interação entre os estudantes dos seis Institutos Federais do sul do país como positiva. “É um dos poucos momentos que os estudantes têm a oportunidade de conhecer os outros IFs, de conhecer outros municípios, interagir com outros colegas”. O professor destaca o bom desempenho dos estudantes em quadra. “Estamos percebendo que, a cada edição, o nível dos atletas vem crescendo bastante. Isso se deve ao fato do fortalecimento da própria rede em questão de infraestrutura física e do apoio que a gente tem para os treinamentos e os jogos”, analisa.
O estudante Wesley Victor Lohmann, do curso Técnico em Alimentos, do Campus Concórdia do IFC, participa pela primeira vez de um JIFSul. No Parque São José dos Pinhais, onde acontecem as provas de Atletismo, conquistou não apenas um, mas dois resultados positivos. Ele ficou classificado em primeiro lugar nas categorias de arremesso de peso e arremesso de disco masculino. “Treinamos bastante e consegui o resultado que eu queria”, afirma.
A estudante Laura Priebe Pilon, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Bagé do IFSul, participa pela segunda vez dos JIFSul e traz na bagagem a primeira colocação nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF) do ano passado, na categoria arremesso de peso. Nesta edição do JIFSul, ela também participa da equipe de Handebol, junto com colegas do Campus Pelotas. “É uma oportunidade de sair, conhecer nova pessoas e ter uma troca cultural. Você acaba convivendo com outras pessoas e trocando experiências, então é muito legal”, afirma.