Campus Londrina e Prefeitura Municipal iniciam projeto sobre Direitos Humanos da mulher – Campus Londrina

Nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, será realizado o evento de conclusão da primeira etapa do projeto “Direitos Humanos da Mulher, compreender e enfrentar a violência doméstica: Transversalidade entre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e Instituto Federal do Paraná (IFPR)”. Durante a atividade, que será conduzida no auditório do IFPR (Avenida Liberdade, 855), os alunos participantes do projeto vão fornecer aos organizadores um feedback sobre a ação, apontando os pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado nas futuras edições.

A iniciativa foi conduzida através de uma parceria entre o Colegiado de Enfermagem do IFPR e o CAM, que integra a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Iniciada em setembro de 2022, a capacitação foi voltada aos alunos dos cursos técnicos das áreas de Enfermagem e Massoterapia do IFPR. Seu objetivo foi possibilitar que os participantes consigam compreender e identificar a violência contra a mulher, tendo condições de viabilizar os devidos encaminhamentos para as redes de apoio existentes.

A gerente do CAM, Lucimar Rodrigues da Silva, salientou que a intenção dos organizadores é realizar uma segunda edição do projeto, a partir de agosto, expandindo o curso para alunos de outros cursos do IFPR. “O balanço que fazemos deste projeto-piloto é muito positivo, e já recebemos alguns comentários bastante importantes por parte dos alunos. É essencial que esses profissionais conheçam as formas de violência contra a mulher e a rede de enfrentamento, para que tenham conhecimento sobre como agir nessas situações e façam o encaminhamento dos casos de violência para os órgãos corretos”, frisou.

No total, a ação contou com quase 30 estudantes inscritos. Eles tiveram aulas mensais, com quatro horas de duração, sobre diferentes tópicos relativos aos direitos humanos da mulher. As atividades foram ministradas pela equipe multiprofissional do CAM, composta por servidoras das áreas de serviço social, psicologia e jurídica, e também incluíram avaliações, estudos de caso e aulas práticas.

A coordenadora do projeto e docente do Departamento de Enfermagem do IFPR, Rosângela Cabral, destacou a importância da capacitação para complementar a formação dos profissionais da área de saúde. “Anteriormente, nós oferecíamos aos alunos somente uma palestra sobre a violência contra a mulher. Através do projeto, que foi uma experiência nova, tivemos a oportunidade de aprender muito mais com as assistentes sociais, advogadas e psicólogas do CAM. Agora, com o encerramento dessa primeira etapa, vamos receber o feedback dos alunos e saber o que podemos aprimorar para a próxima edição”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina