Seção de Estágios e Relações Comunitárias – Serc – Campus Londrina
Seção de Estágios e Relações Comunitárias – Serc

Seção de Estágios e Relações Comunitárias – Serc

Atualizado em

Copiado!

O Estágio

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

Os estudantes IFPR em estágio obrigatório e os estudantes externos em estágio não obrigatório no IFPR estão segurados contra acidentes pessoais por meio de apólice de seguro firmada com o IFPR. Maiores informações sobre o seguro podem ser obtidas por meio deste link.

Seção de Estágios e Relações Comunitárias

A Seção de Estágios e Relações Comunitárias (Serc) atua como um elo entre aluno e empresa, assessorando os estudantes e empresas em todo o processo. Mantém contato com as Organizações e Agentes de Integração para verificar e divulgar oportunidades de estágio. Visa a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios de acordo com a demanda dos estudantes do IFPR – Campus Londrina.

Equipe

André Luís Quinelato

e-mail: andre.quinelato@ifpr.edu.br

Documentos

Os documentos a seguir são para estudantes IFPR em estágio obrigatório ou não obrigatório, bem como estudantes externos em estágio obrigatório no IFPR. Para estudantes externos em estágio não obrigatório no IFPR, os trâmites e documentação devem seguir as normativas da Progepe.

Para melhor visualização, baixe os arquivos e abra com o editor LibreOffice Writer.

Protocolo

Legislação

Agentes de Integração

Os Agentes de Integração atuam como mediadores entre Instituição de Ensino, Empresa e Estudante. Realizam o cadastro de alunos interessados em vagas de estágio. Os Agentes também divulgam oportunidade de estágio anunciada pelas empresas conveniadas. Executam o procedimento documental quando da efetivação do estágio por seu intermédio. Segue relação de alguns agentes de integração parceiros do IFPR:

CIEE-PR – Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (www.cieepr.org.br)

IEL-PR – Instituto Euvaldo Lodi do Paraná (www.ielpr.org.br)

Instituto PROE (www.proe.org.br)

CAT/PIEE (www.catpr.org.br)

Oportunidades

Consulte aqui oportunidades de estágio.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.