Ciência e Religião são temas do 4º Cepequinho – Campus Londrina

Eventos institucionais

Ciência e Religião são temas do 4º Cepequinho

Entre os dias 06 e 07 de agosto, ocorreu, na unidade Alagoas, a quarta edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas no Ensino Médio (Cepequinho). A programação contou com palestras, oficinas e apresentações sobre a temática Ciência e Religião e propôs debates a partir das inquietações contemporâneas a respeito da constituição, da relação e das divergências dessas esferas da vida social.

O evento buscou, ainda, apresentar e construir o conhecimento científico sobre as interações entre a Ciência e a Religião com o público-alvo do evento: estudantes dos cursos técnicos integrados em Biotecnologia e Informática. Este ano o Cepequinho também recebeu estudantes de Licenciaturas de outras instituições, tais como residentes da Universidade Estadual de Londrina e do Campus de Umuarama do IFPR. A cerimônia de encerramento contou com apresentações musicais envolvendo servidores e alunos do Campus.

Segundo o professor Lawrence Mayer Malanski, da área de Geografia, “no decorrer de quatro anos, o Cepequinho vem se consolidando como um importante evento do IFPR – Campus Londrina. Nossa preocupação, enquanto organizadores, é aproximar temas atuais (e por vezes polêmicos) dos nossos estudantes, debatendo-os com base, sobretudo, em diferentes campos das Ciências Humanas. O evento também oportuniza aos estudantes a divulgação e discussão de seus trabalhos de pesquisa com colegas e professores, além da apresentação de diferentes formas de manifestações artísticas e culturais“, afirmou.

Maria Luiza Dias, estudante do primeiro ano do curso de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, disse que “o evento proporcionou o acesso a diferentes visões acerca do tema e reflexões sobre muitos aspectos dos assuntos abordados, como a ditadura militar, o conhecimento científico em relação ao formato da Terra, o diálogo e o conflito entre a ciência e a religião. Como cristã, divergi sobre alguns pontos expostos, mas creio que isso é muito saudável, afinal, o que seria da ciência sem o pensamento reflexivo e a crítica?“, explicou.

Sobre o Evento

O Cepequinho é uma das atividades oferecidas pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (CEPECH). Trata-se de um grupo de pesquisa formado pelos professores de Ciências Humanas e Linguagens do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina, em parceria com colaboradores externos. Participam do CEPECH os professores Gonçalo José Machado Junior, Kátia Socorro Bertolazzi, Karen Alves de Andrade Moscardini, Juliana Camargo Matta, Lawrence Mayer Malanski, Max Alexandre de Paula Gonçalves, Reinaldo Benedito Nishikawa e Rogério Martins Marlier.