Comemoração dia da Consciência Negra – Campus Londrina

Comemoração dia da Consciência Negra

Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Campus Londrina preparou diversas atividades de valorização e de reflexões sobre a temática na “III Consciência Negra em Debate”.

A programação foi iniciada com o pronunciamento o Diretor-Geral do Campus Londrina, professor Marcelo Lupion Poletti. Na sequência, os estudantes apresentaram alguns poemas sobre a cultura afro-brasileira, propostos pela professora Karen Moscardini. Também foi realizada uma palestra intitulada “Afro-Etnomatemática”, proferida pela professora Kátia Socorro Bertolazi. Para encerrar as atividades do período matutino, foi exibido o documentário “A negação do Brasil”.

As atividades do período da tarde foram iniciadas com uma palestra proferida pela professora Taíse Ferreira Conceição Nishikawa, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “Escravidão em tempo de Fake News: Descontextualização e Anti-História”. Em seguida, foram ministradas as oficinas: Jogos de tabuleiro e cultura africana;  Música e resistência na América Negra; Língua e Literatura: escrevivência e herança afro-brasileira.

No período noturno, estudantes e servidores tiveram oportunidade de assistir à palestra “A (in)visibilidade da população negra em Londrina”, proferida por Cláudio Galdino, professor do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.

O evento foi organizado pelo Centro de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (CEPECH) e coordenado pelos professores Reinaldo Nishikawa, Max, Gonçalo, Rogério e Lawrence.