Licenciatura em Ciências Biológicas
Atualizado em
Apresentação
O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de 4 anos, possuindo uma perspectiva multirreferencial e transdisciplinar, com o objetivo de formar profissionais docentes que sejam agentes transformadores da realidade, preparados como educadores para o século XXI, conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da formação integral do cidadão, a fim de preservar e manejar a biodiversidade, saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, nos aspectos técnicos-científicos. Esse docente poderá lecionar Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental e biologia para o Ensino médio, além de poder atuar em outras áreas da Educação Tecnológica.
Horário de oferta de curso: segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h35 (com realização de estágios no terceiro e quarto anos, provavelmente, nos turnos matutino e vespertino e com possibilidade de realização de atividades aos sábados).
Tempo de duração do curso: 4 anos.
Carga horária: 3213h.
Local: Avenida da Liberdade, nº 855, Carnascialli, Londrina/PR.
Fone: (43) 3878 – 6300.
Número vagas do curso: 40.
Modalidade: Presencial.
Nível: Licenciatura.
Valor: Gratuito
Forma de Ingresso: Processo Seletivo (Enem).
Requisitos de Acesso ao Curso: Ensino médio completo.
Início das aulas: 1º semestre de cada ano.
Horário de Aulas
Projeto Pedagógico do Curso
Núcleo Docente Estruturante
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Coordenação
Coordenador(a): Luciana Fernandes de Oliveira
e-mail: sup.lcb.londrina@ifpr.edu.br
Colegiado
Matriz Curricular
Repositório dos TCCs
Resumos dos TCCs defendidos
Trabalhos já publicados
Turma 2019
● SILVA, L. M. F. P. DA, HOLANDA, A. O., & PEREIRA, P. A. C. (2024). Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–28.
https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-39.
(https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/74729)
Turma 2017
● PIZARRO , MARIANA VAITIEKUNAS , & FARIAS , SIMONI . (2022). A educação de jovens e adultos no ensino de Ciências e Biologia: sucessos e desafios. EJA Em Debate, 11(19), 25–51.
https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3287
● KIRSCH, D. B.; BARBOSA, M.; PIZARRO, M. V. Estágio curricular supervisionado em ciências e Biologia: aprendizagens, desafios e motivação para docência. Revista Hipótese, Bauru, v. 7, p. e021011, 2021.
https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/30
Turma 2016
● LIMA, K.; PEREIRA, P.A.C.; LIMA, J. Ensino de Ciências por investigação em Ciências Biológicas: revisão sistemática de literatura em artigos de periódicos nacionais classificados no Qualis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-34, 8 jan. 2021.
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2739
● TOKAIRIN, M. E. F. L. ; PEREIRA, P. A. C. Abordagem De Conteúdos Científicos Em Situações Cotidianas A Partir Da Análise Da Série Friends: Como Trabalhar As Concepções Alternativas Que Muitos Estudantes Levam Para A Sala De Aula?. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 12, p. 69-82, 2021. https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1379
Turma 2015
● DOI, AMANDA CAROLINY; KIRSCH, DEISE BECKER; IACHEL, MARIANA VAITIEKUNAS PIZARRO. Fatores que influenciaram na evasão na licenciatura em ciências biológicas de uma instituição federal de ensino. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 9, n. 10, p. 378-391, 2019.
● FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. . O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486. Disponível em: https://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/ view/1486. Acesso em: 11 jan. 2021.
● MORAIS, LILIAN MIRIAM OLIVEIRA DE; PEREIRA, PAULO ANTÔNIO CYPRIANO; ZEQUI, JOÃO ANTÔNIO ZEQUI. A transposição didática como estratégia de ensino: uma proposta baseada no estudo de ovos de Aedes aegypti. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2019. p. 1-11. Disponível em: https://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1303-1
● SILVA, ISABEL MARIA GIRARDUCCI DA; MARESTONI, LUIZ DIEGO. Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio. EDUCA: Revista Multidisciplinar de Educação, Porto Velho, v. 7, p. 532-552, jan./dez. 2020. Disponível em:
https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317