Licenciatura em Ciências Biológicas

Licenciatura em Ciências Biológicas

Atualizado em

Apresentação

O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de 4 anos, possuindo uma perspectiva multirreferencial e transdisciplinar, com o objetivo de formar profissionais docentes que sejam agentes transformadores da realidade, preparados como educadores para o século XXI, conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da formação integral do cidadão, a fim de preservar e manejar a biodiversidade, saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, nos aspectos técnicos-científicos. Esse docente poderá lecionar Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental e biologia para o Ensino médio, além de poder atuar em outras áreas da Educação Tecnológica.

Horário de oferta de curso: segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h35 (com realização de estágios no terceiro e quarto anos, provavelmente, nos turnos matutino e vespertino e com possibilidade de realização de atividades aos sábados).

Tempo de duração do curso: 4 anos.

Carga horária: 3213h.

Local: Avenida da Liberdade, nº 855, Carnascialli, Londrina/PR. 

Fone: (43) 3878 – 6300.

Número vagas do curso: 40.

Modalidade: Presencial.

Nível: Licenciatura.

Valor: Gratuito

Forma de Ingresso: Processo Seletivo (Enem).

Requisitos de Acesso ao Curso: Ensino médio completo.

Início das aulas: 1º semestre de cada ano.

Horário de Aulas

Horário de Aulas 2024.1

Horário de Aulas 2024.2

Projeto Pedagógico do Curso

PPC 2017

PPC 2023

Núcleo Docente Estruturante

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Coordenação

Coordenador(a): Luciana Fernandes de Oliveira

e-mail: sup.lcb.londrina@ifpr.edu.br

Colegiado

Colegiado

Matriz Curricular

Matriz curricular

Repositório dos TCCs

Resumos dos TCCs defendidos

2023

2022

2021

2020

2019

2018

Trabalhos já publicados

Turma 2019 

● SILVA, L. M. F. P. DA, HOLANDA, A. O., & PEREIRA, P. A. C. (2024). Revisão sistemática de literatura sobre o uso de jogos no Ensino Médio e Superior. Ensino Em Re-Vista, 31(Contínua), 1–28. 

https://doi.org/10.14393/ER-v31e2024-39.

(https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/74729) 

Turma 2017 

● PIZARRO , MARIANA VAITIEKUNAS , & FARIAS , SIMONI . (2022). A educação de jovens e adultos no ensino de Ciências e Biologia: sucessos e desafios. EJA Em Debate, 11(19), 25–51. 

https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/3287

● KIRSCH, D. B.; BARBOSA, M.; PIZARRO, M. V. Estágio curricular supervisionado em ciências e Biologia: aprendizagens, desafios e motivação para docência. Revista Hipótese, Bauru, v. 7, p. e021011, 2021. 

https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/30

Turma 2016 

● LIMA, K.; PEREIRA, P.A.C.; LIMA, J. Ensino de Ciências por investigação em Ciências Biológicas: revisão sistemática de literatura em artigos de periódicos nacionais classificados no Qualis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-34, 8 jan. 2021. 

https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2739

● TOKAIRIN, M. E. F. L. ; PEREIRA, P. A. C. Abordagem De Conteúdos Científicos Em Situações Cotidianas A Partir Da Análise Da Série Friends: Como Trabalhar As Concepções Alternativas Que Muitos Estudantes Levam Para A Sala De Aula?. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 12, p. 69-82, 2021. https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1379 

Turma 2015 

● DOI, AMANDA CAROLINY; KIRSCH, DEISE BECKER; IACHEL, MARIANA VAITIEKUNAS PIZARRO. Fatores que influenciaram na evasão na licenciatura em ciências biológicas de uma instituição federal de ensino. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 9, n. 10, p. 378-391, 2019. 

● FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. . O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486. Disponível em: https://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/ view/1486. Acesso em: 11 jan. 2021. 

● MORAIS, LILIAN MIRIAM OLIVEIRA DE; PEREIRA, PAULO ANTÔNIO CYPRIANO; ZEQUI, JOÃO ANTÔNIO ZEQUI. A transposição didática como estratégia de ensino: uma proposta baseada no estudo de ovos de Aedes aegypti. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2019. p. 1-11. Disponível em: https://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1303-1 

● SILVA, ISABEL MARIA GIRARDUCCI DA; MARESTONI, LUIZ DIEGO. Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio. EDUCA: Revista Multidisciplinar de Educação, Porto Velho, v. 7, p. 532-552, jan./dez. 2020. Disponível em: 

https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317