Projeto de Tecnologia promovido pelo IFPR é lançado na Rede Municipal de Ensino de Londrina – Campus Londrina

Na última sexta-feira (26), ocorreu, na sede da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, localizado no Jardim Belo Horizonte, em Londrina-PR, o lançamento do Programa Workshop Aficionados

em Software e Hardware (WASH), promovido pelo IFPR – Campus Londrina em parceria com a Secretaria de Educação do Município.

Projeto de Tecnologia promovido pelo IFPR

A partir da iniciativa do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, o Programa WASH desenvolve-se com base no conceito de educação informal no contraturno. Nesse contexto, o IFPR – Campus Londrina atua como entidade multiplicadora da metodologia desse Programa.

Em Londrina, o projeto piloto, iniciado no mês de abril, é voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e é organizado na forma de oficinas temáticas e de projetos de iniciação científica, com o objetivo de estimular os estudantes para temas ligados à ciência e à tecnologia.

Orientados pelo professor Fernando Accorsi, os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR –Campus Londrina, também integrantes do Projeto de Robótica Educacional da Instituição, Luciano Weslen da Silva, Igor Henrique da Silva, Fernando Graciano Gomes, Isabele Ramos Bergamo, Adriano Pereira Junior e Gustavo de Oliveira Martins, têm desenvolvido as estratégias de ensino, a partir dos temas pré-definidos pelo CTI.

“É muito gratificante participar de um projeto como esse, já que oportuniza aos estudantes da rede pública o acesso à ciência e à tecnologia. O WASH atua como uma importante estratégia para impulsionar o interesse das crianças por essas áreas. Para a minha formação, essa experiência tem sido muito importante, pois, além de oportunizar o exercício de habilidades de ensinar, possibilita participar de ações voltadas à comunidade”, afirma Gustavo Martins.

Atualmente, cerca de 40 crianças estão participando das oficinas. A intenção é de que o Projeto, a partir dessa experiência, se estenda, gradativamente, para outras escolas do Município.

Projeto de Tecnologia promovido pelo IFPR