Semana Pedagógica do Campus de Londrina – Campus Londrina

Semana Pedagógica do Campus de Londrina

Nos dois primeiros dias da semana pedagógica, os professores reuniram-se e assistiram via EAD a apresentação do Professor Valdo e da Professora Cléo expondo suas experiências educativas em seus mais de vinte e cinco anos de magistério. Os professores dos diversos câmpus trouxeram suas dúvidas e questões para o professor Valdo e a professora Cléo que foram prontamente respondidas pelos dois.

Nos demais dias da semana os encontros e discussões se deram de maneira mais localizada no campus de Londrina. Os professores sistematizaram e discutiram o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Inicialmente os professores dividiram-se em grupos para discutir e sistematizar alguns temas importantes trazidos pelo livro. Em um segundo momento todos os grupos apresentaram suas discussões uns aos outros, contando de maneira prática as situações tratadas no livro que já vivenciaram em sua pratica pedagógica, coisas das quais eles mesmos nem sempre haviam refletido a respeito.

Durante a semana pedagógica também foram tratados assuntos administrativos e acadêmicos, já que os professores vêm de outras instituições de ensino e não conheciam a forma de trabalho do Instituto Federal do Paraná, que é uma instituição nova que ainda está construindo sua forma de trabalho.

A semana pedagógica possibilitou aos professores uma vasta troca de experiências, também auxiliou em uma maior interação entre os professores dos diversos cursos, contribuindo para a reflexão docente sobre sua prática educativa e para o fortalecimento da educação que vem sendo construída no Instituto Federal do Paraná.