MEC oficializa novas unidades para IFPR – Instituto Federal do Paraná

Notícias

MEC oficializa novas unidades para IFPR

Publicado em

Copiado!

O Ministério da Educação, por meio de documento encaminhado para a Reitoria do Instituto Federal do Paraná, oficializou a implantação de Unidades de Educação Profissional (UEPs) nos municípios de Astorga, Bandeirantes, Goioerê, Barracão, Quedas do Iguaçu, Lapa, Guaíra e Coronel Vivida. A ação se dá como parte da política de expansão dos Institutos Federais em todo território nacional.
Entretanto, o ofício enfatiza que para efetiva inclusão da unidade no plano de expansão da Rede Federal, cada município deverá cumprir alguns critérios que viabilizem o planejamento de funcionamento da unidade para até 2014.

 Unidades de Educação Profissional (UEPs)

Até abril deste ano, o termo utilizado para designar as unidades descentralizadas do Instituto Federal do Paraná eram Unidades Educacionais (Uned). Segundo o Ministério da Educação, as UEPs são unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de Educação à Distância, atendendo prioritariamente as ações que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estas unidades estarão vinculadas administrativamente a um câmpus do IFPR: Câmpus Londrina (Astorga), Câmpus Campo Largo (Lapa), Câmpus Jacarezinho (Bandeirantes), Câmpus Umuarama (Goioerê), Câmpus Assis Chateaubriand (Guaíra), Câmpus Palmas (Coronel Vivida), Câmpus Cascavel (Quedas do Iguaçu) e futuro câmpus Capanema (Barracão). A previsão é de que até 2014, o IFPR esteja em pelo menos 28 municípios no Estado do Paraná.

Reunião com prefeito de Guaíra

Na última segunda-feira, dia 15 de abril, foi realizada reunião com a presença do reitor Irineu Mario Colombo e do prefeito Fabian Vendrúsculo. Uma das providências tomadas será o envio de uma equipe técnica com a presença do diretor do câmpus de Assis Chateaubriand, professor Anderson Sanita, para vistoriar a área a ser doada para a instalação da UEP.

 

Topo