Missão IFPR no México firmará convênio institucional – Instituto Federal do Paraná

Missão IFPR no México firmará convênio institucional

Seguindo um cronograma previamente estabelecido, o Instituto Federal do Paraná enviará uma equipe de representantes para o México, entre os dias 13 e 17 de agosto, para compor missão internacional com intuito de assinar Carta de Intenções com o Colegio Nacional de Educacíon Profesional Técnica – Conalep. A equipe é composta pelos professores Irineu Mario Colombo, reitor do IFPR, Ezequiel Westphal, pró-reitor de Ensino, e a coordenadora Glaucia Julião Bernardo, responsável pelo setor de Relações Internacionais do IFPR.

O encontro é essencial para as estratégias adotadas pela Coordenação de Relações Internacionais do IFPR. Em junho deste ano, o Instituto recebeu representantes do México que estiveram em Curitiba para conhecer a estrutura e as diretrizes de ensino da instituição, especialmente na modalidade educação à distância (EAD). Existem fatores que tornam esta parceria profícua para as duas instituições, a primeira é que o Conalep é uma instituição pública de educação profissional e tecnológica composta por 16 mil professores e 300 mil alunos mexicanos e equivalente ao conjunto dos Institutos Federais do Brasil. Existe, também, facilidade em relação ao idioma e semelhanças entre os sistemas acadêmicos dos dois países. Além disso, a parceria com países da América Latina, que pode gerar no futuro até mesmo uma dupla diplomação para os estudantes do IFPR, está na política de relações internacionais da Rede.

A missão objetiva discutir a possibilidade da oferta de cursos de idiomas – português e espanhol – na modalidade EAD. Na sequência, a intenção é de intensificar a parceria para a oferta de cursos técnicos, incluindo intercâmbios para estudantes e servidores.