Evento aborda relação entre cordialidade e transparência – Instituto Federal do Paraná

Evento aborda relação entre cordialidade e transparência

Como existir transparência em um país onde a cordialidade é a raiz que estrutura as instituições? Como pensar em impessoalidade se o fantasma da família patriarcal nos assombra? Questões como essas serão abordadas em evento que será promovido pelo Campus Ivaiporã nesta terça (13).

A palestra “A cordialidade como modus operandi em terra brasilis” será ministrada pelo professor Henrique Fernandes Alves Neto, nas dependências do campus, a partir das 14h, e faz parte das atividades do projeto “Transparência Ativa e Dados Abertos”.

“Lançamos mão de estratégias particularistas, afáveis, amigáveis, de encurtamento de distâncias, para alcançar o que queremos, e deixamos de lado aquilo que garante a publicidade da esfera estatal: a igualdade dos membros”, discorre o professor acerca do tema da palestra, que abordará conceitos de Sérgio Buarque de Holanda e Max Weber.

O evento é aberto a servidores, alunos e comunidade.

Transparência
Criado em Outubro de 2015, o projeto Transparência Ativa e Dados Abertos preconizou em sua primeira etapa implantar o rol mínimo de informações previstas na Lei de Acesso à Informação no site do Campus Ivaiporã, direcionando as informações com base nos interesses locais, sem excluir o contexto institucional no qual o campus está inserido.

A partir da conclusão dessa etapa, o projeto voltou-se ao fomento da transparência, controle social e combate à corrupção. Em 2016, as atividades se concentram na realização de eventos de extensão com temas atrelados aos princípios e objetivos do projeto.

Com a coordenação dos servidores Giancarlo Fernandes e Paulo Carnicelli, a ação de extensão conta com o apoio do bolsista do Programa de Bolsas de Inclusão Social (Pbis) Davi Lazzarin e, recentemente, foi contemplado com recursos financeiros no Programa de Institucional de Apoio à Ações de Extensão (Piae).

Página do Campus Ivaiporã do IFPR

Acesso à Informação (Ivaiporã IFPR)

Página do projeto Transparência Ativa e Dados Abertos no Facebook.