Publicado em
O IFPR, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), manifesta solidariedade à Comunidade Quilombola Pitanga dos Palmares, localizada na região metropolitana de Salvador, que teve uma de suas lideranças, a Ialorixá Maria Bernadete Pacífico, assassinada a tiros na noite do dia 17 de Agosto.
Mãe Bernadete foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Cidade de Simões Filho (BA) entre os anos de 2009 a 2016. Sambadeira de raíz, escreveu uma trajetória de luta em defesa da cultura popular e denúncia da violência estrutural vivida pela população negra e Quilombola.
O assassinato de Mãe Bernadete vem como um lembrete amargo e cruel da realidade do nosso país, a violência consentida contra corpos negros como ferramenta de silenciamento e extermínio de nossas lideranças.
O Neabi/IFPR reforça a importância de transformarmos nossa angústia e revolta em organização e ações antirracistas pelo direito à terra e contra a intolerância religiosa.
Casos lamentáveis como esse não podem ser escondidos na história. O racismo brasileiro é profundo e seus efeitos precisam ser expostos.
Aos filhos, familiares, amigos e comunidade, nosso pesar.