Representantes dos Neabis do IFPR participam de VII ENNEABI e VII ERAS – Instituto Federal do Paraná

Neabi

Representantes dos Neabis do IFPR participam de VII ENNEABI e VII ERAS

Servidores integrantes dos Neabis em uma sala de aula em frente a um quadro branco posam para a foto
Servidores participam do VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade, realizado pelo IFSudesteMG

Entre os dias 14 e 16 setembro, representantes e membros dos Neabis dos campi Umuarama, Pinhais, Curitiba, Coronel Vivida, Assis Chateaubriand e Jacarezinho do IFPR participaram do VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade, realizado pelo IFSudesteMG – Campus São João del-Rei-MG.

O Encontro, que reuniu pesquisadores, agentes públicos e representantes dos Neabis de todo o Brasil, teve como tema central “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”. Para contribuir com as discussões e com a organização do evento, os participantes apresentaram trabalhos, auxiliaram na coordenação da Feira Afroempreendedora, atuaram na relatoria dos Fóruns, dentre outras atividades.

Momentos de aprendizagem e troca de experiências

O evento foi marcado por momentos de aprendizagem, troca de experiências, atrações artísticas e culturais, palestras e debates importantes para a construção de agendas coletivas que auxiliam na efetiva inclusão das populações afro-brasileiras e indígenas nos diferentes contextos escolares.

Agenda coletiva para a inclusão

Ao final do evento, foi aprovada uma agenda coletiva para a inclusão das populações afro-brasileiras e indígenas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A agenda inclui ações como:

• Fortalecimento dos Neabis e dos grupos correlatos;
  • Formação de profissionais para a educação antirracista;
  • Incentivo à produção de conhecimento sobre a temática étnico-racial;
  • Combate ao racismo e à discriminação racial.

Confira outras imagens dos eventos: