Observatório da Convivência IFPR está em fase de implantação
Publicado em
Com a percepção da necessidade de se realizar um diagnóstico e aperfeiçoamento do clima escolar dentro do IFPR, para todos os níveis de educação, teve início a implantação do projeto Observatório da Convivência, fruto de cooperação entre o Instituto e a UFPR.
Durante o Colégio de Dirigentes (Codir), realizado no dia 07 de agosto, em Curitiba, foi abordado, dentre outros temas, o projeto Observatório da Convivência.
Observatório da Convivência IFPR
Desde abril de 2019, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) do IFPR tem estudado e discutido formas de melhorar o clima escolar na instituição, tendo em vista, principalmente, demandas dos campi e de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas reuniões para discutir práticas de combate à violência visando a uma cultura de paz.
Nesse período, a instituição tomou conhecimento do projeto Conviver, da UFPR, que posteriormente foi apresentado em uma das edições do Café Pedagógico, bem como no XI Encontro sobre a Organização do trabalho Pedagógico no IFPR realizado em maio, em Campo Largo. Dando continuidade, teve início a parceria entre a UFPR e o IFPR, com a concretização do projeto institucional.
A partir daí, houve reunião com os campi do entorno sobre os principais desafios no IFPR e subsequente estruturação do projeto, cujo formulário-piloto já foi aplicado com estudantes do Campus Pinhais.
Em breve será realizada, em todos os campi, uma pesquisa para mapear o clima escolar. Para a organização na reitoria e nos campi, serão constituídas comissões central e locais.
As Etapas do Projeto
O Observatório da Convivência compõe-se de três etapas principais.
A primeira consiste na aplicação de um questionário para a coleta de dados nos campi; a segunda, na análise dos relatórios e devolutiva aos campi. A terceira se refere ao estudo e planejamento das ações decorrentes dessa análise.
Essas ações são fundamentais, tendo em vista que não existem respostas simples para este problema social complexo, que se reflete na escola.