Organizadores do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica definem temas – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Ocorreu, nos últimos dias 15 e 16 de setembro, a quarta reunião do Comitê Organizador (CO) do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica para a definição da temática e programação do evento. A reunião foi realizada em São José (SC) e contou com a presença de 100 representantes das diversas entidades que compõe o CO. O Fórum será realizado entre os dias 28 de maio e 1 de junho de 2012, em Florianópolis, com o tema “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”.

Durante a reunião, foi concluída a aprovação do ementário que serve de orientação para os temas a serem discutidos no Fórum, apresentando os eixos temáticos e debates. A proposta do ementário foi elaborada pelos membros da Comissão Temática com contribuições dos integrantes do CO. A previsão da Secretaria Executiva é que até o final da primeira quinzena de outubro o documento seja publicado no site do Fórum e disponibilizado para consulta de todos.

De acordo com a coordenadora geral da Comissão Temática, Edna Corrêa Batistotti, foi um trabalho intenso de discussão e análise. “Tivemos um grande cuidado para não perder o vínculo com o Fórum Social Mundial e o Fórum Mundial de Educação, além de outros debates mundiais sobre educação e especificamente educação profissional e tecnológica”, destaca.

Para a coordenadora, o trabalho final atingiu o seu propósito. “Tentamos e acredito que conseguimos manter uma linha condutora, buscando ampliar discussões necessárias de temas que a sociedade ainda não conseguiu vencer”, afirma. Edna ressalta que outro cuidado da comissão foi não focar apenas na realidade brasileira, uma vez que se trata de um fórum mundial.

Novos integrantes

O Comitê Organizador do Fórum passou a contar com 23 novas entidades. Ao todo, 76 instituições já fazem parte da equipe que está construindo a segunda edição do evento.

Depois dos resultados obtidos com a participação em 2009, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), decidiu mais uma vez integrar o CO. De acordo com a analista executiva do Centro de Capacitação do Inmetro, Luciana e Sá Alves, a presença da entidade na primeira edição do evento foi muito relevante. “Fizemos contatos com várias pessoas e conseguimos divulgar nossas atividades científicas de metrologia e qualidade”, destaca. A analista explica que o Inmetro participou com estande e atividades autogestionadas.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também participa novamente do CO. Segundo o coordenador de tecnologia na educação da entidade, Henrique Oliveira da Silva, a proposta do movimento está de acordo com o foco da instituição. “Vamos divulgar o evento para nossos diretores de ensino para que já divulguem aos nossos alunos”, ressalta.

Veja a lista de integrantes do movimento.

Qualquer entidade que se interesse por Educação Profissional e Tecnológica pode fazer parte do CO. Basta enviar um email para forum@ifsc.edu.br e comparecer às reuniões da organização.

Confira o cronograma de reuniões do CO.