Dirigente do IFPR dá orientações para fornecer aos órgãos públicos.
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Muitos empresários estão vendo nas vendas governamentais aos órgãos públicos, em todas as esferas, a possibilidade de aumentar a lucratividade de seus negócios. Mas ainda falta informação. Buscando prestar esclarecimentos sobre esse procedimento o chefe do Orçamento e Almoxarifado, Leandro José Kowalski, do Departamento de Compras e Licitação, do Instituto Federal Tecnológico do Paraná (IFPR – Campus Paranaguá), participou da reunião semanal de diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP). Ele estava acompanhado do diretor financeiro do órgão, André Lacerda. A solicitação foi feita pelo presidente da Câmara Setorial de Assuntos Sindicais e Cecob, Armando Hamud Hamud.
A apresentação tratou da participação de empresas em licitações de âmbito federal e compras diretas. Kowalski falou do cadastramento necessário para compras do governo federal, que pode ser feito no site: www.comprasnet.gov.br. “No portal ainda há orientações sobre documentação necessária, formulários a serem preenchidos e legislação. A validade do cadastro é de um ano”, explicou. Em Paranaguá, a única unidade cadastradora é o IFPR.
O presidente da ACIAP, Yahia Hamud, destacou a presença de um gestor das contas públicas na ACIAP e lembrou o papel do Observatório Social do Brasil (OSB), que é monitorar a aplicação dos recursos. “As coisas vão casando uma com a outra, atendendo aos associados e contemplando. É uma fatia do mercado (as compras públicas) de chamar atenção”, destacou.
Já Armando Hamud Hamud salientou que as compras públicas são um grande nicho de mercado ao empresariado. “É um grande passo que estamos iniciando. Há empresas estatais, governos estaduais, prefeituras e o próprio governo federal que podemos atender, por meio de licitações”, comentou. A intenção é formar uma corretora em Paranaguá para que haja participação maior das empresas locais no fornecimento para órgãos públicos.
FOMENTA
Na oportunidade também foi comentado sobre o evento Fomenta, encontro de oportunidades para micro e pequenas empresas nas compras governamentais, que vai ocorrer entre os dias 22 e 24 deste mês, em Curitiba. O seminário temático terá palestras, apresentações setoriais dos grandes compradores públicos sobre exigências técnicas, volumes e planejamento de compras, programas de inclusão, orientações para fornecimento e legislação. Além de palestras e oficinas, haverá também encontros individuais entre empresários e gestores de licitações dos compradores públicos. Os dados detalhados do evento estão no site www.fomentapr.com.br.
Fonte: www.aciap.com.br