Primeira Semana Acadêmica da Aquicultura IFPR/Paranaguá foi um sucesso! – Campus Paranaguá

Primeira Semana Acadêmica da Aquicultura IFPR/Paranaguá foi um sucesso!

No dia 22 a 26, aconteceu no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá a 1ª Semana Acadêmica de Aquicultura: Aliando Produção e Sustentabilidade. Prestigiaram o evento pesquisadores palestrantes de renome nacional.

No dia 22 a 26, aconteceu no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá a 1ª Semana Acadêmica de Aquicultura: Aliando Produção e Sustentabilidade. Prestigiaram o evento pesquisadores palestrantes de renome nacional, sendo: Dr. Antônio Ostrensky (UFPR/GIA); Msc. Bruno Ricardo Scopel – Eng. aquicultura (Ecomarine); Dr. Newton José da Silva Rodrigues – Extensionista (CATI/SP); Msc. Thiago Augusto Soligo – Eng. de aquicultura (TSoligo Marine); Msc. Silvia Napoleão – Médica Veterinária (UNESP); Dr. Ubiratã Assis Teixeira da Silva (CEM-UFPR); Msc. Anderson Coldebella Eng. de Pesca (IFPR – Campus Foz do Iguaçu); Msc. Penélope Bastos – Eng. de aquicultura (LMM – UFSC); e, Msc. Fábio Neves – Eng. de aquicultura (UFSC). As palestras abordaram temas atuais e inovadores, ligados a sustentabilidade da aquicultura. Foram tratados diversos assuntos como: Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura; Repovoamento de Corpos d’água no Litoral Paranense – Camarão e Caranguejo; Sistemas Ecológicos de Cultivo de Organismos Aquáticos; Aquicultura Orgânica; Dinâmicas de Desenvolvimento da Piscicultura e Políticas Públicas no Vale do Ribeira/SP e Alto Vale do Itajaí/SC – Brasil; Reprodução e Engorda do Polvo Comum; Cultivo de Peixes Marinhos; Cultivo de Microalgas com fins ambientais; Biologia e Medicina de elasmobrânquios.

No encerramento do evento foi promovida uma mesa redonda a fim de discutir os projetos em desenvolvimento no ramo da aquicultura no Litoral do Paraná. A mesa foi composta pela EMATER, GIA, MPA, FAFIPAR, IFPR, MarBrasil e SEED-PR. Participaram da I Semana Acadêmica de Aquicultura do IFPR cerca de 126 alunos e profissionais de várias instituições do litoral paranaense. O evento foi organizado pela turma de Aquicultura 2009 do IFPR – Campus Paranaguá e pelos professores Cláudio Dybas da Natividade, Izabel Raittz Cavallet e Nicole Pistelli Machado.