IV Maratona de Programação do IFPR Câmpus Paranaguá – Campus Paranaguá

IV Maratona de Programação do IFPR Câmpus Paranaguá

No dia 08 de novembro ocorreu no IFPR Câmpus Paranaguá a IV Maratona de Programação. Vinte e uma equipes compostas por alunos do Curso Técnico em Informática travaram uma disputa acirrada durante cinco horas. As equipes utilizaram a linguagem de programação Java e a linguagem C para resolver os  problemas propostos.

A organização do evento ficou sob a responsabilidade do Prof. Gil Eduardo de Andrade. Segundo ele “Trabalhar como coordenador da IV Maratona de Programação do IFPR – Campus Paranaguá foi uma experiência extremamente gratificante. Os alunos, dos 3 anos do Curso Técnico em Informática, tiveram a oportunidade de participar do evento, e conseguiram responder de forma satisfatória ao estímulo que lhes foi dado através da competição, buscando um conhecimento mais amplo, externo a sala de aula, e aprimorando com ele, suas habilidades acadêmicas e profissionais.” A equipe composta pelos alunos Luiz G. D. Gouvea, Matheus F. O. Aeroso e Lia A. Takiguchi ficou com o primeiro lugar. Em segundo: Vitor A. Treglia, Victor E. Medeiros e Sergio A. Pereira e em terceiro: Matheus O. Silva, Matheus A. M. Silva e Adriane Z. Mendes.  A aluna Lia A. Takiguchi relatou que “A maratona tem servido como um incentivo aos alunos da Informática, que a cada ano se esforçam mais para conseguir resolver os problemas propostos, além de tentar superar as equipes dos anos anteriores. A competitividade é muito deliciosa e, por mais que sejam horas seguidas de programação, é impossível não se divertir durante a maratona. Dos dois anos em que participei, guardo memórias muito divertidas! São muito engraçadas as discussões que temos buscando a lógica para construir os códigos.” O Diretor Geral do câmpus, Prof. Roberto T. Alves destaca que “Além da competição saudável entre os alunos e as questões pedagógicas que envolvem o evento, a Maratona de Programação trás outro ingrediente fundamental no ambiente educacional, que é a integração entre alunos de mesma e diferentes classes. Temos a convicção que em 2013 o sucesso do evento será ainda maior.”.