Cronograma e outras informações do Concurso Público do IFPR são retificadas
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O Instituto Federal do Paraná (IFPR) retificou o edital n° 126/2013, que estabelece as regras para o preenchimento de 263 vagas de técnicos administrativos em Educação (TAE) em diversas unidades da instituição.
O documento altera datas e procedimentos relacionados ao certame, atendendo a recomendações da Auditoria Interna do IFPR e também da Controladoria Geral da União (CGU).
As principais mudanças são as seguintes:
I) As provas, que seriam realizadas em 10 de novembro, serão aplicadas em 15 de dezembro de 2013;
II) A prova discursiva, até então prevista para alguns cargos, deixará de ser exigida, ou seja, a prova do dia 15 de dezembro será composta apenas por questões objetivas para todos os cargos;
III) Como não haverá prova discursiva, os candidatos terão quatro horas (e não cinco, conforme previa o edital nº 126/2013) para resolver as 40 questões objetivas;
IV) As inscrições foram prorrogadas e podem ser efetuadas até o dia 31 de outubro, com pagamento do boleto até 1 de novembro (antes, as datas eram 9 e 16 de outubro, respectivamente);
V) Será aberto novo período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que irá do dia 10 até 17 de outubro;
VI) As vagas previstas para a cidade de Curitiba foram unificadas em um único item (“Município de Curitiba”) – antes, elas estavam dispostas por unidades administrativas do IFPR na capital paranaense (Reitoria, Câmpus Curitiba e EAD).
A retificação das informações tem caráter preventivo e foi tomada logo após orientação da Auditoria Interna (IFPR) e da Controladoria Geral da União (CGU), que sugeriram as alterações com o intuito de trazer mais segurança ao processo e garantir a isonomia entre os candidatos. Nesse sentido, a mudança de data foi necessária para garantir o interstício mínimo de 60 dias entre a publicação do edital e a realização das provas, boa prática de gestão pública contemplada pelo Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009. Da mesma forma, a realização de prova escrita, que poderia ter caráter subjetivo de avaliação, foi desaconselhada pelos dois órgãos.
Os candidatos que se sentirem prejudicados com a mudança de data da prova poderão solicitar a devolução do valor referente à taxa de inscrição. Isso poderá ser feito de 22 a 29 de outubro, por meio de sistema a ser disponibilizado no endereço naps.ifpr.edu.br
Quem já está inscrito, pagou o boleto até a data de vencimento e pretende participar do certame não precisa realizar nova inscrição. Candidatos que ainda não efetuaram o pagamento devem imprimir novo boleto em naps.ifpr.edu.br, tendo em vista que a data de vencimento foi alterada.
O IFPR reconhece a dedicação dos candidatos que se preparam para as provas e lamenta os possíveis transtornos causados. Entretanto, com essas medidas, garante-se maior lisura, transparência e segurança a todas as fases do concurso.
Outras informações sobre a retificação do edital que rege o processo seletivo para contratação de servidores técnicos administrativos estão disponíveis na página do NAPS.