Além do Sashimi: alunos montam estrutura de produção para o cultivo de algas marinhas e trabalham na extração de ágar. – Campus Paranaguá

Os alunos de Aquicultura do Câmpus Paranaguá desenvolveram e instalaram estruturas de produção de algas para extração de Agar. As algas do gênero Ulva, também conhecidas como “alface do mar” foram coletadas e parte delas foi colocada nos sistemas de cultivo na baía de Guaratuba onde estão crescendo.

Colocadas no sistema de produção os alunos puderam extrair ágar das algas, este é um dos polissacarídeos encontrado em suas células. Para isso os alunos secaram as algas em temperatura ambiente e passaram por um processo de limpeza para retirar areia e organismos que crescem em cima delas. Em seguida elas foram trituradas e cozidas para a extração do ágar. Este produto é utilizado em diversos produtos para dar a consistência de gel, largamente aplicado nas indústrias alimentícia e farmacêutica, como por exemplo, na confecção de sorvetes, batons e nos mais diversos tipos de mouses e géis.