Alunos de Aquicultura realizam aula de campo – Campus Paranaguá

Alunos de Aquicultura realizam aula de campo

No dia 30 de novembro, os alunos da turma de Aquicultura 2009, acompanhados dos professores da área de Aquicultura e suas Tecnologias: Anderson Coldebella, Claudio Natividade e Izabel Cavallet, foram até o mercado dos pescadores em Shangri-lá para uma aula de campo do módulo de Produção Pesqueira.
A aula teve como tema a “Caracterização da Pesca Artesanal no Litoral do Paraná”. O objetivo dessa saída de campo era mostrar os principais recursos pesqueiros explorados na região, além das embarcações e petrechos de pesca mais utilizados pelos pescadores artesanais do nosso litoral.
Para isso, os professores do IFPR, contaram com o auxílio de uma equipe multidisciplinar formada pelo vice-presidente da colônia de pescadores de Pontal do Paraná, Mestre Catum, pelo oceanógrafo André Pereira Cattani e pelos biólogos Maurício de Castro Robert e José Lourenço Friedmann Angeli.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar a pesca por aspectos diferenciados: a visão das instituições de ensino (IFPR e CEM-UFPR), a de uma Organização não-governamental (ONG Mar Brasil) e a visão dos próprios pescadores, podendo assim formar a sua própria opinião e entendimento do contexto da pesca no litoral Paranaense.