Alunos do Curso Técnico em Mecânica constroem pontes de macarrão – Campus Paranaguá

Alunos do Curso Técnico em Mecânica constroem pontes de macarrão

No dia 20 de dezembro de 2012, os alunos do curso técnico em Mecânica do Câmpus Paranaguá participaram de um concurso para construção de pontes de macarrão. Essas pontes foram construídas apenas com uso de macarrão, cola e barbante.

O objetivo do trabalho/desafio era a construção de pontes que suportassem a maior carga possível. As etapas que antecederam a construção das pontes foram compostas por ensaios mecânicos para determinação das propriedades dos materiais a serem utilizados e cálculos de dimensionamento através dos conceitos da disciplina de Resistência dos Materiais. Essa atividade foi desenvolvida sob a supervisão do professor Siedro Augusto Haus e contou com a colaboração dos professores Cristiano Brunetti, Hélcio Yosaburo Hattori e Ricardo Adriano dos Santos.

A equipe vencedora da competição foi formada pelos alunos Caio Ribeiro Pacheco, Murilo de Campos e Odival Verson da Silva Junior, sendo que a ponte feita por essas alunos suportou um carregamento de aproximadamente 20 quilogramas Segundo o professor Siedro  “pelo grau de dificuldade apresentado devido aos materiais que poderiam ser utilizados na execução da ponte e pela inexperiência dos alunos nesse tipo de construção, o resultado foi fantástico. Além disso, foi uma oportunidade excepcional para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos nas disciplinas vistas no curso técnico”. Para o próximo ano, ele prevê algumas alterações no sentido de melhorar a competição, com a escolha de uma marca específica de macarrão, a limitação da quantidade de macarrão a ser utilizado e a substituição da cola por resina epóxi.