Regulamento Participação Feira de Ciências – Campus Paranaguá
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Regulamento Participação Feira de Ciências

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1) Quem poderá participar da Feira de Ciências?

Poderão participar da Feira de Ciências os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino público e privado do ensino fundamental, ensino médio e técnico pertencentes ao município de Paranaguá.

2) Regras para formação das equipes participantes da Feira de Ciências

Cada equipe deverá ser constituída por no mínimo 1 e no máximo 3 estudantes, e orientada por um professor responsável, o qual deverá pertencer a mesma instituição de ensino dos estudantes. Será permitido a participação de um mesmo estudante com mais de um projeto e em mais de uma equipe. Os professores responsáveis também poderão orientar mais de uma equipe.

Ao professor responsável caberá a função de coordenar e supervisionar o trabalho dos estudantes e efetuar as inscrição dos trabalhos. Sendo os estudantes responsáveis pela execução e apresentação dos trabalhos durante o período de realização da Feira de Ciências, nas datas e horários indicados na programação.

Observação: Será vedada toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da instituição, assim como a exposição nos stands de órgãos ou membros de humanos ou fluidos (sangue, urina, etc); substâncias tóxicas ou de uso controlado; materiais que possam provocar ferimentos (agulhas, lâminas, entre outros). Para utilização de animais vivos, deverão ser respeitados os princípios éticos para o uso de animais de laboratório, sempre respeitando a segurança e o bem estar do animal.

3) Modalidades dos trabalhos para Feira de Ciências:

A) Experiência: compreende projetos que visam testar uma hipótese; evidenciar fenômenos; provar leis ou teorias científicas, através de ensaios experimentais. Essas experiências poderão ser relacionadas com a Física, Química, Matemática, Biologia ou outras áreas do conhecimento.

B) Estudo: projetos que apresentam uma coleção ou análise de dados para revelar a evidência de um fato, de uma situação ou de uma tese padrão de interesse científico. Este tipo de apresentação pode incluir um estudo de caso, análise comparativa, investigações teóricas de dados, que sigam uma perspectiva interdisciplinar. Compreendem-se aqui, trabalhos relacionados às áreas das Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, da Educação Básica e do Ensino Técnico e Profissionalizante.

C) Inovação/Invenção: projetos que visam o desenvolvimento ou a criação de um novo produto. Entende-se por inovação a ação de criar “algo novo a partir do que já existe”, dando a sociedade uma nova utilidade desse produto que já existia no mercado. Enquanto que a invenção é a ação de criar “algo novo a partir do que não existe”, tomando como ponto de partida as ideias, experiências e criatividade dos inventores. Esses projetos podem ser relacionados com os Eixos Tecnológicos do Ensino Médio Técnico e Profissionalizante.

4) Inscrições dos trabalhos

Cabe ao professor responsável pela equipe efetuar a inscrição da mesma.

As inscrições serão realizadas on-line na página do evento, através de formulário específico que será disponibilizado, além da ficha de inscrição a equipe deverá enviar um resumo do trabalho.

O resumo dos trabalhos serão analisados por uma comissão. A partir da data de encerramento das inscrições, a comissão terá um prazo máximo de trinta dias para divulgar, na página do evento, os trabalhos selecionados para apresentação. Caberá a comissão fazer o remanejamento de trabalhos dentro das modalidades, caso verifique-se a necessidade.

Será aceito um número máximo de 36 trabalhos, sendo previsto 12 trabalhos para cada modalidade, com a possibilidade de remanejamento deste número caso não tenha 12 inscritos numa mesma modalidade.

Os pontos a ser avaliados para determinar o aceite dos trabalhos serão:

a) Originalidade;

b) Relevância científica;

c) Relação do projeto com a vida acadêmica do aluno;

d) Fundamentação científica.

5) Critérios de avaliação para premiações

A comissão julgadora dos trabalhos apresentados na Feira de Ciências, será constituída por professores do IFPR e professores convidados de outras instituições. Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores entre os participantes da comissão, de acordo com a formação e proximidade temática.

Cada avaliador emitirá uma nota de 1 a 10 para cada trabalho de acordo com os seguintes critérios:

Critérios de avaliação – Feira de Ciências Pontuação
1) Mérito Técnico Científico (consistência teórica e metodológica da proposta) 3 pontos
2) Originalidade da abordagem 2 pontos
3) Relevância do Projeto e impacto regional 2 pontos
4) Apresentação (conteúdo, forma, objetividade e clareza) 3 pontos

A nota final de cada trabalho se constituirá na média aritmética das notas emitidas pelos avaliadores. Os trabalhos que obtiverem a melhor nota na avaliação, dentro de cada modalidade, serão premiados com os valores abaixo:

1º Lugar Modalidade Experiência: R$ 1.200,00

1º Lugar Modalidade Estudo: R$ 1.200,00

1º Lugar Modalidade Inovação/Invenção: R$ 1.200,00

Em caso de empate nas notas entre dois ou mais trabalhos, o critério de desempate será o seguinte:
a) Maior nota no item 1: Mérito Técnico Científico
b) Maior nota no item 4: Apresentação (conteúdo, forma, objetividade e clareza)
c) Maior nota no item 2: Originalidade da abordagem
d) Maior nota no item 3: Relevância do Projeto e impacto regional

Persistindo o empate, os grupos serão submetidos a uma nova entrevista pelos membros da comissão (diferentes dos avaliadores iniciais), para decidir qual é o grupo com o maior domínio teórico do tema.

Os trabalhos com melhor nota, dentro de cada nível de ensino (fundamental, médio e técnico), também serão agraciados com menção honrosa.

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