Campus Paranaguá elabora participação no Projeto de Educação da NASA e da Agência Espacial Brasileira através de parceria com a UFPR-Litoral – Campus Paranaguá

A Agência Espacial Americana (NASA) em parceria com a e a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a UFPR-Litoral lançaram nesta semana o Programa Globe (sigla em inglês para Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente). Com metodologias de monitoramento e aprendizado já presente em 122 países, Paranaguá será mais um dos lugares envolvidos.

Para isso, o IFPR, através dos professores do Eixo de Meio Ambiente e de Informática deverão envolver os estudantes do curso técnico na coleta de dados sobre a qualidade do ar e sobre o Mosquito Aedes aegypti na região do Campus. Estas informações alimentaram o banco de dados central da NASA o qual estudantes e professores terão acesso para desenvolver outros trabalhos de pesquisa ou educação.

Os responsáveis por esta parceria seriam os professores Leandro, do IFPR e Rodrigo Reis, da UFPR, que explicam que “O objetivo principal é promover o interesse pela ciência, levando estudantes e outros cidadãos a produzir conhecimento científico a partir de protocolos padronizados, desenvolvidos e testados por cientistas. Isso significa que são dados que podem ser comparados com outros coletados em qualquer parte do mundo, seguindo a mesma metodologia”.

Para colocar esta ideia em prática, a metodologia do Programa Globe deverá permitir  que os estudantes, sob orientação de seus professores, apliquem e desenvolvam o pensamento crítico, metodologias de investigação, interpretação de dados, organização de dados, gestão do tempo, entre outras habilidades. Além disso, professores e estudantes estarão envolvidos através de seus projetos e esta coleta de dados com instituições de pesquisa e educação de todo o mundo.