Campus Paranaguá realiza Curso de Verão para estudantes do Ensino Médio
Publicado em
Na semana de 10 a 14 de janeiro, o Campus Paranaguá realizou um Curso de Verão com diversas oficinas presenciais para estudantes do Ensino Médio Integrado.
O Curso foi proposto para proporcionar aprendizagem estimulante e “fora da caixinha” e também aproximar os e as estudantes da riquíssima cultura do Litoral Paranaense, além de promover momentos de interação presencial e oportunidades de fazer novos amigos.
O Curso de Verão ofereceu oficinas de Produção Textual a partir de vídeos, Experimentos de Física, Recursos para aprendizagem de Matemática, Projeto de Vida, Sociologia com Paródias, além de atividades de campo para conhecer um processo milenar de construção de canoas e para visitar o Museu da UFPR e o Centro Histórico de Paranaguá. O Curso também contou com apresentações musicais de altíssimo nível, da viola caipira ao piano clássico, apresentações solos de estudantes e paródias de vários estilos musicais, com temas mais que relevantes
O Curso foi idealizado com a participação de estudantes, professores e equipe pedagógica, e foi recebido de forma muito positiva pelos(as) participantes:
“Foi bom conhecer pessoas novas e adquirir conhecimento.”
“A maneira como eles distribuíram as oficinas me mostrou as matérias de um jeito diferente, um jeito mais dinâmico e divertido.”
“A forma como me acolheram foi incrível. Parecia que eu estava conversando com um amigo de anos atrás. E fiquei feliz que não deixaram a música de lado.”
[O que o Curso mudou em mim?] “Me deu esperança e ânimo, coisas que eu nem sabia mais como eram.”
“Agora tenho um incentivo para não desistir e continuar me esforçando. (…) esse curso me fez mostrar o quão importante o IF vai ser para o meu futuro.”
“Acho que, além do aprendizado, serviu para nos mostrar que não estamos sozinhos nem abandonados (…)”
O Campus estuda criar um projeto de ensino a partir dos desdobramentos do Curso de Verão, e ofertar mais edições para atender aos demais estudantes. Em razão das medidas de prevenção da transmissão do COVID19, foi possível atender apenas a 80 estudantes nesse primeiro momento.