Campus Paranaguá reúne-se com os representantes de bairros que ladeiam a sede do Instituto, em Paranaguá. – Campus Paranaguá

Com o intuito de intensificar a participação da comunidade nos serviços prestados, O Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, promoveu na noite de quinta-feira, dia 07, uma reunião com os representantes de bairros que ladeiam a sede do Instituto, em Paranaguá. Durante o encontro, a equipe da Instituição apresentou aos presentes alguns serviços que a escola disponibiliza à comunidade, e os representantes da população expuseram as dificuldades encontradas no deslocamento até o local.

“A intenção do instituto é trazer a comunidade para dentro da escola. Por isso resolvemos realizar essa reunião com a população, para verificar os problemas enfrentados por eles, e achar uma solução para que eles possam estar mais presentes no instituto”, diz o diretor geral da Instituição, Marco Aurélio Visintin. Estiveram presentes no encontro representantes do jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança e Vale do Sol. Segundo eles, em opinião unânime, a maior dificuldade da comunidade estar mais presente, relaciona-se com a falta de segurança na PR-407. “Muitos não vêm até a escola por medo de atravessar a PR-407.

A falta de segurança nesse trecho, é um grave problema para a população que mora na região”, afirma o morador no Jardim Esperança, Erickson Lagos. “Muitas pessoas já se acidentaram ali, por isso muitos pais não permitem que seus filhos venham até o Instituto”, completa.

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Visando resolver o problema, o professor Visintin sugere aos representantes comunitários, a realização de uma sessão na Câmara Municipal no auditório do IFPR, para que a população possa levar aos representantes do legislativo, as suas necessidades. A sugestão foi bem aceita por todos os presentes.

“Tudo o que for para nos ajudar á bem vindo. Só falta os vereadores aceitarem a proposta”, afirma a moradora no Jardim Esperança, Lúcia Torres. Também participando da reunião, o vereador Rafael Gutierres Júnior (PDT), orientou a comunidade em relação à sessão da câmara. “Caso aconteça, o interessante é que vocês priorizem as necessidades como, por exemplo, a falta de segurança na PR-407”, orienta Rafinha. Outro encontro ficou marcado para o próximo dia 20, às 19 horas, no instituto. “Vamos convidar o secretário de urbanismo para estar conosco nessa reunião e ver o que a prefeitura pode fazer para nos ajudar nessa causa”, finaliza o vereador.

TELECENTRO

Uma das preocupações da diretoria do IFPR se relaciona ao funcionamento do telecentro local, fechado desde o início de janeiro. “Os telecentros são ambientes voltados à comunidade. Aqui em Paranaguá, temos 12 máquinas disponíveis com acesso à internet, as quais podem ser utilizadas por qualquer pessoa”, explica o professor Visintin.