CURSO FIC DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ASSUME A METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE PARANAGUÁ-PR – Campus Paranaguá

PROJETOS

Os alunos do curso FIC de AGENTE DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA (ARF) estão participando das oficinas realizadas em diversos bairros da cidade, para revisão do Plano Diretor de Paranaguá-PR, em parceria com a Secretaria de Urbanismo do município, o Fórum Municipal de Reforma Urbana e o Movimento de Luta por Moradia de Paranaguá.

O Plano Diretor do município é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano visando a justiça social, a participação popular em consonância com a preservação da natureza.

A iniciativa decorre da proposta do Movimento de luta por Moradia em demandar a efetiva participação popular, uma vez que a metodologia apresentada pela empresa responsável para mobilizar a população se demostrou insuficiente e incapaz de informar e sensibilizar os moradores de Paranaguá. Sem a participação popular é impossível reconhecer direitos, como o Direito à Moradia Digna, à Terra e o Direito à
Cidade e são eles que devem ser utilizados para todas as decisões e ações tomadas na gestão do município.

O curso ARF, oferecido pelo Eixo EJA FIC no campus IFPR Paranaguá-PR com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Paraná-PR, visa capacitar os agentes sociais para multiplicar os conhecimentos junto às comunidades onde residem, a fim de ampliar e potencializar o exercício de um papel ativo na luta pela moradia, assumindo uma postura crítica e desenvolvendo meios para o acesso efetivo à justiça institucional e social.

Assim, o curso estimula práticas que favorecem a organização comunitária e o controle social das políticas públicas de regularização fundiária, possibilitados pela REURB (Lei Federal 13.465/2017). A realização das oficinas, que estão acontecendo em 08 (oito) bairros da cidade, tem a orientação do professor Dr. Roberto Martins de Souza – idealizador do curso – acompanhado pelos alunos do curso ARF e contou com a participação em massa das lideranças e moradores das comunidades.

A revisão do Plano Diretor do município acontece somente a cada 10 (dez) anos e portanto, tal participação é de suma importância para o futuro da cidade de Paranaguá e seus moradores no exercício de sua cidadania.