Estudante do PPGCTS/IFPR faz Intercâmbio no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) – Portugal – Campus Paranaguá

INTERNACIONAL

No dia 04 de setembro de 2023, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR Campus Paranaguá, Jesiê Reinert, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), partiu para um intercâmbio de três meses no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal, onde teve oportunidade de se inserir em novos contextos acadêmicos e culturais.

Supervisionada pelo Dr. Antonio Curado, pesquisador do IPVC (instituto Politécnico de Viana do Castelo) a estudante participou de grupos de estudos e atuou como organizadora e participante de eventos científicos. O Colóquio “Formas, horizontes e poder: Ética e Filosofia Política”, realizado em Coimbra nos dias 13 e 14 de outubro, foi uma das oportunidades de entender e debater sobre ética na política. Na Conferência “Campus Sustentáveis”, realizada em Viana do Castelo, nos dias 26 e 27 de outubro, houve a oportunidade da estudante participar da organização do evento e da produção de e-book com a produção científica dos congressistas. Já no Congresso de Filosofia Urbana de Turim, na Itália, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, foi possível participar de debates entre professores italianos, espanhóis e portugueses.

“Essas atividades durante o período de intercâmbio reforçam a formação acadêmica e cultural, além de trazer experiência internacional ao pós-graduando”, destaca Jesiê.

“As atividades científicas e culturais com equipe de pesquisadores de instituições internacionais não apenas enriqueceram a vida acadêmica de Jesiê Reinert, mas também contribuíram significativamente para o PPGCTS/IFPR”, destaca o coordenador do PPGCTS, Prof. Dr. Everaldo dos Santos.

A internacionalização promovida pelo intercâmbio fortaleceu os laços entre instituições, ampliando a pesquisa e proporcionando uma perspectiva global aos estudos desenvolvidos no PPGCTS. Nesse sentido, há uma relação positiva entre as experiências internacionais vivenciadas por Jesiê Reinert e os avanços na excelência acadêmica na perspectiva internacional do PPGCTS.