Hackathon Ambiental – Casa Sustentável – SEA (Semana de Estudos Ambientais) – Campus Paranaguá

SEMANA ACADÊMICA

Hackathon Ambiental – Casa Sustentável – SEA (Semana de Estudos Ambientais)

No último dia 23 de outubro aconteceu no IFPR Campus Paranaguá o Hackathon Ambiental que foi uma das atividades da II SEA – Semana de Estudos Ambientais (II Semana Acadêmica de Tecnologia em Gestão Ambiental e VI Semana Acadêmica de Meio Ambiente) do IFPR Campus Paranaguá.

O Hackathon Ambiental é uma atividade de inovação onde foi lançado o desafio aos estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Mecânica, e Tecnólogo em Gestão Ambiental do IFPR, para resolução de um desafio ambiental onde os estudantes desenvolveram uma proposta inovadora utilizando conceitos de tecnologia ambiental para implantação de casa sustentável.

O objetivo foi selecionar projetos que possam ser executados na Casa Betel que é uma unidade acolhedora para terapia de dependentes químicos em Paranaguá. O evento teve a inscrição de aproximadamente 40 estudantes e duas equipes finalistas foram premiadas porque apresentaram propostas inovadoras e executáveis. “O Professor Everaldo destacou a importância do desafio proposto no evento como uma forma de colocar os estudantes em contato com a realidade dos futuros desafios profissionais que os estudantes irão enfrentar”.

O evento evento foi coordenado pelos docentes do IFPR Everaldo dos Santos, Leandro Angelo Pereira, Fernanda Sezerino de Souza, Heloísa Fernandes e Adriana Ferreira Gama. Além disso, contou com o apoio de parceiros como a Casa Betel, Mosaic/Fospar, Envilab, Asia Shipping e Transcap. “O professor Leandro exaltou a participação de diferentes parceiros no apoio ao evento e reforçou a necessidade de aproximação do IFPR e os diferentes setores da sociedade”.