I Noite do Oscar IFPR Câmpus Paranaguá – Campus Paranaguá

I Noite do Oscar IFPR Câmpus Paranaguá

O evento intitulado I Noite do Oscar IFPR ocorreu na última quinta-feira, 22/11/2012, visando promover a integração entre os alunos e uma oportunidade de apresentar os trabalhos produzidos nas disciplinas de Espanhol, Inglês e Educação Física, sob organização e coordenação da professora Hellen Christina Gonçalves.

A ideia de organizar a Noite do Oscar se deu como uma forma de motivar os alunos e produzirem os curtas-metragens com muito mais dedicação, uma vez que não estariam fazendo “mais uma atividade valendo conceito”, e sim, seria uma oportunidade de apresentarem seus trabalhos fora da sala de aula, para toda a comunidade. Para a organização forma solicitados aos alunos curtas-metragens de no máximo 5 minutos de duração e que fossem nas seguintes categorias: Língua Espanhola, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Documentário e Tema Livre, neste último, poderiam participar alunos de diferentes cursos e não seria avaliado em sala, seria apenas para concorrer ao Oscar. Ao formar-se a comissão julgadora, constatou-se não haver inscritos na categoria Literatura Brasileira, e um dos curtas surpreendeu a comissão que decidiu por substituir a categoria Literatura Brasileira, pela categoria revelação “Identidade IFPR câmpus Paranaguá”, pois os alunos conseguiram mostrar que a escola é viva e que tem sua própria cara, sua própria identidade.

Para as premiações foram convidados os professores Aline Tschöke e o diretor geral do câmpus Paranaguá professor Roberto Teixeira Alves para a categoria língua espanhola; a pedagoga Julianne Neves e o professor Gil Eduardo de Andrade para a categoria língua inglesa, os professores Fabíola Oliveira Freitas Rosa e Leandro Ângelo Pereira para a categoria documentário; os professores Aline Renée Benigno dos Santos e Alexandre Chiarelli para a categoria livre e os professores Carmem Lúcia Graboski da Gama e Sergio Garcia dos Mártires para a revelação “Identidade IFPR câmpus Paranaguá”.

Para o professor Alexandre Chiarelli, “A realização da Noite do Oscar, no Câmpus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná torna-se solidificado em sua importância para o desenvolvimento da formação artístico-linguística dos discentes devido ao trabalho de construção de diálogos em língua estrangeira moderna que permeado ao processo artístico cinematográfico caracteriza assim as diretrizes direcionadas ao Departamento de Linguagens. Foi extremamente gratificante participar da Noite do Oscar, pois nesses momentos é possível interagir com aspectos próprios dos alunos do litoral através da sua criatividade e participação nas atividades culturais do câmpus, formando nessas ocasiões as construções do conhecimento através de atividades práticas.”

Segundo a aluna Caroline Gomes, “Participar de qualquer evento no nosso colégio já é ótimo para todos os alunos que são submetidos a muito tempo de estudo por semana. Participar de evento em que os alunos podem fazer a sua parte, é melhor ainda. Ter a emoção de esperar ansiosamente o resultado foi ótimo, aquele frio na barriga e nervosismo, mesmo o prêmio não sendo tão importante, colocando em questão uma frase clichê que “o importante é participar”, ganhar foi a melhor parte. Emprestando as palavras de um professor, presenciar um evento em que há uma banda de rock tocando Legião Urbana, meninas dando um show de balé, um lindo coral organizado pela própria escola, e finalizar com uma apresentação de malabarismo não é pra qualquer aluno, então faço questão de dar muito valor ao que só faço ganhar dessas experiências. Espero mais eventos como este, não só no IFPR – câmpus Paranaguá, mas que sirva de exemplo para outros colégios, mostrando que podemos mesclar estudo e diversão.”

A aluna Kauane Bernardo coloca: “O que falar do Oscar ? Apenas o que todos estão falando… Foi MA-RA-VI-LHO-SO. A interação entre professor e aluno, o empenho dos alunos na produção dos vídeos e a mobilização de todos em prol do evento foi muito importante, pois mostrou que todos abraçaram a proposta, que é de mostrar que a escola pode ser sim um lugar legal; fora que participar da equipe organizadora foi uma experiência que vou guardar com carinho para sempre.”

O aluno Ismael relata que “Uma instituição de ensino deve prover ao aluno, além de um ensino de qualidade, oportunidades de se mostrarem capazes, unidos e dedicados. Ou seja, além das matérias regulares, os alunos devem ter um espaço para mostrar toda sua criatividade e individualidade. Foi essa a sensação que tive ao participar e concorrer no Festival de Curtas Metragens/Noite do Oscar IFPR. Um evento como a “Noite do Oscar” é um acontecimento imprescindível em qualquer instituição de ensino, principalmente naquelas como a minha, onde o estudo é puxado, porém os resultados são bons e claros. Pois, como eu já disse, eventos assim quebram aquela rotina pesada, não só a do aluno, mas como a dos professores e funcionários, trazendo à todos muito lazer, diversão e cultura. “

As categorias participantes e os vencedores são:

– Língua Espanhola: “Cocinando con Kauane”

Kauane Bernardo

Daniela Zella

Gabrielle Amaral

– Língua Inglesa: “Halloween Party”

João Paulo de Barros Rangel Dias

Diego França Tozetto

Antonio Roberto de Albuquerque Barros

– Documentário: “Surf”

André Edward