IFPR câmpus Paranaguá participará do Projeto Rondon
Publicado em
É a primeira vez que o IFPR participará do Projeto Rondon, será na “Operação São Francisco”, no município de Santana do Ipanema, em Alagoas, de 19 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013.
O IFPR câmpus Paranaguá terá sua primeira participação no Projeto Rondon na Operação São Francisco, no município de Santana do Ipanema, em Alagoas tendo como coordenadora a professora Hellen Christina Gonçalves.
A Operação São Francisco envolverá 20 municípios dos Estados de Sergipe e Alagoas, sendo que cada município receberá duas Instituições de Ensino Superior (IES), cada uma delas com 2 professores e 8 alunos, sendo uma com ações do conjunto A (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e outra com ações do conjunto B (comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção).
O projeto inscrito pela professora Hellen concorreu com ações do conjunto B e foi aprovado para trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com as ações do conjunto A, tendo a professora Cristiane Barros Marques como coordenadora. “Estou muito feliz em coordenar a equipe do IFPR, pois já participei operações anteriores por outra instituição, estou certa que será uma experiência ímpar para nossos alunos.”, diz a professora Hellen.
Na semana de 04 a 10 de novembro, as professoras participarão da Viagem Precursora no município com a supervisão do Comandante Alexandre Guimarães e de um sargento a ser designado para acompanhá-las. A viagem será para firmar o acordo de cooperação com a prefeitura de Santana do Ipanema, ajustar o cronograma de atividades e questões como alojamento e alimentação para a equipe.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa (MD) em parceira com Instituições de Ensino Superior (IES), é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de professores e de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
As regiões prioritárias de atuação do Projeto Rondon são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país.
https://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/
https://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/operacao/pagina
https://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/noticia/id/76529/area/A/module/default